Lula segue como favorito para 2022
Reprodução: iG Minas Gerais
Lula segue como favorito para 2022

Uma nova pesquisa eleitoral, desta vez realizado pelo EXAME/Ideia, mostrou que o ex-presidente  Luis Inácio Lula da Silva (PT) segue como favorito para as eleições presidenciais de 2022. O levantamento aponta vitória do petista contra Jair Bolsonaro por 45% dos votos.

Enquanto Lula apresenta forte tendência de aumento no número de votos válidos no segundo turno - 28% em janeiro, 37% em março, 40% em abril e 45% em maio - o presidente Jair Bolsonaro segue com dificuldades e oscila na margem de erro - apresentou 45% dos votos em janeiro, 44% em março, 38% em abril e 37% em maio.

"O grande destaque é que a gente percebe a irritação da classe média com o governo Bolsonaro . Ele perdeu popularidade nas classes A e B, com reflexo nas intenções de voto. Com isso, fica sempre a lição quando se trata de intenção de voto: quem está em reeleição segue como protagonista, mas a variável principal para uma queda ou uma retomada de preferência é a popularidade do presidente", opina o fundador do instituto IDEIA de pesquisa, Mauricio Moura.


Esta foi a primeira pesquisa realizada após a confirmação do ex-presidente Lula de que ele disputará a eleição presidencial no ano que vem. O petista disse a um jornal francês: "Serei candidato contra Bolsonaro", e completou ressaltando que, "se estiver na melhor posição para ganhar as eleições e estiver com boa saúde, sim, não hesitarei [em concorrer]".

A pesquisa ouviu 1.200 pessoas nos dias 19 e 20 de maio. As entrevistas foram realizadas por telefone e englobam ligações para fixos residenciais e para celulares.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários