Desmatamento da Amazônia atingiu em 2020 maior valor desde 2008
Reprodução
Desmatamento da Amazônia atingiu em 2020 maior valor desde 2008

A secretária de imprensa do governo Joe Biden , Jen Psaki, declarou nesta quarta-feira (14) que os Estados Unidos espera ver “um comprometimento claro” do Brasil para conter o desmatamento ilegal.

"Nós queremos, sim, ver um comprometimento claro [do Brasil] para acabar com o desmatamento ilegal", declara Psaki durante entrevista coletiva. "Com metas tangíveis para o aumento nas fiscalizações e um sinal político de que o desmatamento ilegal e invasões não serão tolerados”, completa.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espacial ( Inpe ) entre agosto de2019 e julho de 2020, somente na Amazônia, a área desmatada foi de 11.088 km². Um aumento de 9,5% em relação ao período anterior.

Apesar disso, o governo americano acredita que os índices no Brasil poderão ser reduzidos em 2021:

"Nós seguimos acreditando que conservação e sustentabilidade econômica podem caminhar lado a lado", reforça Psaki. "Então essa é, de verdade, nossa expectativa para o Brasil."

 Na última terça (13), 22 governadores brasileiros enviaram uma carta ao presidente Joe Biden , propondo uma parceria para promover ações de preservação ambiental.

“Manifestamos interesse no desenvolvimento de parcerias, visando impulsionar o equilíbrio climático, a redução de desigualdades, a regeneração ambiental, o desenvolvimento de cadeias econômicas verdes e o estímulo à adoção de tecnologias para reduzir as emissões de atividades econômicas tradicionais nas Américas e o esforço conjunto na construção de um modelo civilizatório mais saudável e resiliente a pandemia”, diz trecho do documento.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!