Cláudio Castro, governador em exercício do Rio de Janeiro
Luis Alvarenga / Governo do Estado do Rio de Janeiro
Cláudio Castro, governador em exercício do Rio de Janeiro

O Ministério Público estadual do Rio de Janeiro , informou, nesta terça-feira (30), que vai analisar "os fatos noticiados e providências que podem ser tomadas" em relação às informações de que o governador em exercício Cláudio Castro comemorou seu aniversário no último fim de semana, em meio a restrições em razão da pandemia do novo coronavírus . O MP afirma que a avaliação será feita "a partir dos elementos de prova que forem apresentados".

Conforme noticiou o colunista Ancelmo Gois, Castro comemorou seu aniversário de 42 anos no último domingo (28), em Itaipava, na Região Serrana do Rio, mesmo com medidas restritivas determinadas por ele próprio para todo o estado do Rio.

De acordo com o "RJTV 2ª edição", da TV Globo, a festa particular teve ainda dois funcionários do governo do estado que foram pagos com dinheiro público. Um deles se chama Aguinaldo Ferreira da Costa Júnior, que se apresenta nas redes sociais como cozinheiro no Palácio Guanabara. Ele foi nomeado em 23 de novembro do ano passado como assistente da secretaria estadual da Casa Civil. Já o outro, Breno de Souza Rodrigues, seria funcionário concursado do governo do estado.

Além disso, outros funcionários do estado teriam ido à festa em uma van paga com dinheiro público . O uso do aparato público pode configurar crime de improbidade administrativa. Castro afirmou que pagou os funcionários do governo com dinheiro próprio. Já sobre a van, o carro estaria sempre a serviço do governador e seria usado como apoio pelos seguranças.

Nesta terça-feira, em entrevista coletiva, Castro admitiu ter usado um helicóptero do governo do Estado, no ano passado, para ir até à casa a mesma casa na qual comemorou seu aniversário. Ele afirmou, no entanto, que no último fim de semana não usou a aeronave para ir até à cidade da Região Serrana.

Aglomeração e falta de máscaras

Imagens obtidas pela TV Globo mostraram que o almoço reuniu pelo menos 20 pessoas no domingo, muitas sem máscaras . No vídeo, uma funcionária da equipe da cozinha confirma que a casa estava cheia. Outro disse que muitos convidados estavam bêbados.

"Está tudo sem máscara. Minha mulher falou que estão todos bêbados, sem máscara, bebendo. Estão nem aí", contou outro funcionário, sem se identificar.

A atitude do governador continua foi muito criticada nas redes sociais. Em seu post no twitter desta segunda-feira em que divulga uma pesquisa sobre a evolução do SARS-CoV-2, os usuários da rede cobraram o governador pela festa. "Moralidade também faz parte da administração pública, deveria investir nisso e não em festinhas, enquanto quase 800 pessoas aguardam uma vaga de CTI" escreveu uma das pessoas.

Nesta segunda-feira, Castro usou as redes sociais para pedir desculpas pela comemoração.

"Em relação à repercussão que teve o meu aniversário no último domingo, dia 28, eu queria dizer que foi um almoço para os meus familiares, pessoas que já convivem comigo diariamente. Realmente, alguns amigos acabaram aparecendo e eu queria pedir desculpa. Queria reconhecer o erro aqui e pedir desculpa para toda a população fluminense", disse o governador em um vídeo de 50 segundos gravado e divulgado na tarde desta segunda-feira.

Nas imagens, Castro também disse que teve um dia "duro" de trabalho nesta segunda e afirmou que conversou com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroz; com seu secretário de Saúde, Carlos Alberto Chaves e com prefeitos do sul do estado.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!