Comandantes das Forças Armadas serão todos substituídos
Reprodução: iG Minas Gerais
Comandantes das Forças Armadas serão todos substituídos

Após uma reunião entre o oficialato e a alta cúpula do governo, confirmou-se a mudança nos comandos das Forças Armadas . É a primeira vez na história que ocorre uma troca simultânea no comando da pasta da Defesa , do Exército , da Marinha e da Aeronáutica .

Informações atestam que a troca completa foi um pedido do presidente Jair Bolsonaro . Confira a nota do Ministério da Defesa :

null
Reprodução
undefined


A renúncia coletiva, em apoio ao desligamento de Fernando Azevedo e Silva do governo, aconteceria na última segunda-feira (29). O general Braga Netto , recém nomeado ministro da Defesa, pediu para que uma reunião fosse realizada nesta terça. O resultado, porém, foi o mesmo .

Bastidores

Informações do jornal Estadão relatam que o encontro foi tenso e com momentos que beiraram a insubordinação do almirante Ilques Barbosa, da Marinha . Edson Pujol deixou claro a Braga Netto que as Forças Armadas " não dariam um passo que possa contrariar a Constituição" ou que atestasse contra a autonomia entre os poderes - Legislativo, Executivo e Judiciário.

 Ilques Barbosa, da Marinha; Edson Leal Pujol, do Exército; e Antônio Carlos Bermudez, Aeronáutica; serão todos exonerados a pedido do presidente Bolsonaro
Reprodução
Ilques Barbosa, da Marinha; Edson Leal Pujol, do Exército; e Antônio Carlos Bermudez, Aeronáutica; serão todos exonerados a pedido do presidente Bolsonaro


Requisitos básicos

A nomeação do general Braga Netto como ministro de Defesa impacta diretamente na escolha dos novos comandantes das Forças Armadas. Isso porque, de acordo com a hierarquia militar, aquele que 'dá as ordens' deve ser mais velho que o subordinado . Pujol e Ilques possuem 66 anos. Bermudez, 65 . Braga Netto, 64 . Ou seja, o novo ministro é mais novo que seus comandados . Esse foi mais um motivo adicional para a troca dos oficialatos.

A partir deste momento, as cúpulas das Forças Armadas precisam definir as chamadas " listas tríplices " para que o presidente escolha os novos comandantes. Na Marinha, há sete almirantes postulantes ao cargo. No Exército, são 17 generais . Na Aeronáutica, outros sete brigadeiros estão elegíveis.


Tradicionalmente, os mais velhos são os escolhidos para compor a 'Lista Tríplice'. Impeditivo , porém, será o teto máximo de 63 anos, já que o novo ministro da Defesa, general Braga Netto , possui 64 anos de idade.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!