Edinho Silva, Prefeito de Araraquara
Renato Costa/Folhapress
Edinho Silva, Prefeito de Araraquara

Nesta sexta-feira (26), em São Paulo, o prefeito de Araraquara , Edinho Silva (PT), afirmou que a cidade não registrou nenhuma morte pela Covid-19 nas últimas 24 horas . Segundo prefeito, dado seria resultado do lockdown implementado na cidade do interior paulista há mais de um mês, que teve regras mais intensas nos seus primeiros 10 dias. As informações foram apuradas pelo Uol.

Araraquara, no início da segunda onda da pandemia, foi considerado um dos locais mais críticos do estado de São Paulo . Sua taxa de ocupação de UTI nos sistemas de saúde já chegou a 100% e 113 mortes foram causadas pela Covid-19 nos meses de janeiro e fevereiro, contabilizando mais mortes do que todo o ano de 2020, que obteve 92 óbitos.

"Araraquara fez o que a ciência diz que tem que fazer. E depois de um longo período, hoje Araraquara não registrou nenhum óbito. E depois de ter índice de contaminação de 53%, ontem tivemos 7% de positivação", declarou Silva em entrevista coletiva do governo paulista.

Até pouco tempo, a gestão do governador João Doria (PSDB) tinha uma certa questão com as administrações petistas e tal atitude mostra uma aproximação da prefeitura de Araraquara e demostra ser uma ação política considerável.

"Quero dizer que o isolamento social é uma medida dura. Só é tomada quando não há outro instrumento. Se ainda não temos celeridade na vacinação, o que nos resta é o isolamento social", ressaltou o prefeito.

Na coletiva, foi anunciada que a fase emergencial será estendida até 11 de abril. Silva destacou que com o lockdown , foi possível diminuir a taxa de ocupação de leitos local, o que acabou ocasionando a diminuição de mortes e de novos casos no município. De acordo com o prefeito, com a baixa pressão no sistema de saúde de Araraquara, se tornou possível ajudar cidades vizinhas.

"Estamos tirando a pressão sobre leitos. Hoje 57% dos pacientes são da região. Hoje estamos ajudando cidades da região. Então fica minha gratidão ao governo [paulista] e o orgulho da cidade que abraçou o lockdown quando ele precisava ser feito. E por isso estamos colhendo resultados", compartilhou o Silva.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!