Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro
Beth Santos/PCRJ
Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro

O prefeito do Rio, Eduardo Paes , usou as redes sociais para rebater críticas feitas pelo presidente Jair Bolsonaro nesta sexta-feira. Mais cedo, Bolsonaro criticou a decisão de fechar as praias da cidade, chamou o decreto municipal de 'hipocrisia' e frisou que banhos de sol são uma maneira de reforçar a vitamina D, cuja deficiência pode, segundo pesquisas, aumentar o risco de contrair a Covid-19.

"Temos clareza das vitaminas que todos precisamos para ter saúde. Uma delas é a vitamina da solidariedade e contra o negacionismo aos fatos e o que vem acontecendo em todo o país. Queremos salvar vidas. Essa é a vitamina que nos estimula", escreveu Paes no Twitter, sem citar nominalmente o presidente.

Na mesma sequência de mensagens, o prefeito tratou como 'fundamental' a 'colaboração de todos' no enfrentamento à pandemia. As postagens foram feitas logo após uma reunião entre Paes, o governador em exercício do Rio, Claudio Castro, e o prefeito de Niterói, Axel Grael. Em pauta, a adoção de medidas mais duras para combater a reaceleração da Covid-19.

Favorável ao endurecimento de restrições na capital e também nas cidades vizinhas da Região Metropolitana, Paes usou como exemplo a ocupação dos leitos de UTI na rede municipal do Rio. Segundo o prefeito, de 40 pessoas na fila por vagas, apenas nove são da capital, e as restantes de municípios no entorno.

Você viu?

"Ou seja, a cidade é o centro da oferta de vagas de leitos públicos (maior parte da prefeitura) de toda a Região Metropolitana", frisou. Paes continuou: "Não dá para imaginar uma situação crítica na rede pública da cidade sem que o mesmo se repita nos demais municípios. Quero lembrar que todos os nossos leitos são regulados pelo governo do Estado, como deve ser em um sistema como o SUS. E assim desejamos manter".

Um novo encontro entre prefeitos e o governador em exercício, sobre o mesmo assunto, vai ocorrer na manhã de domingo. A expectativa de Paes é que o anúncio de novas medidas possa ser feito já na segunda-feira. "Na cidade do Rio elas virão", assegurou o prefeito do Rio.

"Nosso foco é na ciência e em salvar vidas. Entendemos a complexidade das nossas decisões mas esse é um momento de solidariedade e empatia", acrescentou Paes.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!