Suspeição de Sérgio Moro deve ser pauta da segunda turma do ST nesta terça-feira (09)
Reprodução: iG Minas Gerais
Suspeição de Sérgio Moro deve ser pauta da segunda turma do ST nesta terça-feira (09)

Após a decisão monocrática de anular as ações que condenaram o ex-presidente  Luis Inácio Lula da Silva ( PT ) em Curitiba, o Supremo Tribunal Federal ( STF ) vai julgar a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro nesta terça-feira (09). O ministro Gilmar Mendes, do STF, incluiu na pauta da Segunda Turma do tribunal a análise do recurso sobre a suspeição do ex-juiz.

De acordo com Edson Fachin, ministro que anulou as ações contra Lula , as ações de Moro e possíveis acusações de que a Lava Jato poderia ter atuado de maneira parcial 'perderam o objeto', ou seja, não são mais válidas . Já Gilmar, relator do caso, pensa diferente e vai levar o julgamento à plenário.

O recurso sobre a suspeição do ex-juiz é um habeas corpus e foi movido pela defesa de Lula. Os advogados do ex-presidente entendem que Moro não foi imparcial ao longo dos processos e que, por isso, as condenações contra Lula devem ser anuladas.


Na Segunda Turma, o recurso começou a ser votado ainda em dezembro de 2018. Os ministros Carmen Lucia e Edson Fachin (relator) votaram contra a suspeição. Na ocasião, Mendes pediu vista (mais tempo para analisar o caso). Agora, ele devolve a ação para a conclusão da análise.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!