Uma multidão se refresca à beira-mar na Praia de Ipanema no feriado de São Sebastião, apesar da pandemia da Covid-19
Hermes de Paula / Agência O Globo
Uma multidão se refresca à beira-mar na Praia de Ipanema no feriado de São Sebastião, apesar da pandemia da Covid-19

O carioca terá um fim de semana com predominância de céu claro, sem chuva e com muito calor na cidade do Rio de Janeiro . A temperatura deve se manter em torno dos 40 graus , devendo registrar queda somente entre terça e quarta-feira. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo a meteorologista Marlene Leal, não há previsão de chuva para os próximos dias, porque a umidade relativa do ar está muito baixa, impedindo a criação de nuvens e gerando o que eles chamam de condição de bloqueio.

"Essa massa de ar quente está bloqueando o avanço das frentes frias, em grande parte do Sudeste e do Nordeste. Isso cria uma condição de baixa umidade, que não favorece a formação de nuvens para ocorrer precipitação (de chuva). É uma condição de bloqueio que a gente chama. A massa não está próxima à superfície. Está em níveis elevados e com um poder enorme de bloquear (a formação de nuvens)", explicou a meteorologista.

A onda de calor que tomou conta da cidade nos últimos dias fez a temperatura superar a média prevista para o mês de janeiro , que era de 34 graus. Para esta sexta-feira (29), a previsão é de que a temperatura fique entre 39 e 40 graus. Alguns pontos da cidade, como Vila Militar e Jacarepaguá atingiram 31,9 graus no começo da manhã. Na terça-feira, os termômetros devem marcar em torno de 37 graus e na quarta-feira, 35 graus.

"Vai cair (atemperatura) e sair dessa condição de onda de calor, porque vai ficar próximo da média, mas ainda bem quente e sem chuva", prevê Marlene Leal.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!