Uma multidão se refresca à beira-mar na Praia de Ipanema no feriado de São Sebastião, apesar da pandemia da Covid-19
Hermes de Paula / Agência O Globo
Uma multidão se refresca à beira-mar na Praia de Ipanema no feriado de São Sebastião, apesar da pandemia da Covid-19

O primeiro feriado no Rio de Janeiro , dedicado a São Sebastião, após iniciada a campanha de vacinação contra a Covid-19 foi de praias lotadas , apesar do perigo de contaminação e das recomendações sobre distanciamento social.

Num dia em que a sensação térmica atingiu 43,1 graus, registrados em Irajá, segundo o Alerta Rio, a faixa de areia da orla da Zona Sul do Leme ao Leblon ficou coberta de banhistas sem máscaras, e muita gente se arriscou a mergulhar mesmo com o mar mexido.

Um bombeiro que atua em Ipanema contou no começo da tarde que os salva-vidas vêm tendo muito trabalho: pelo menos 40 salvamentos já tinham sido realizados na praia. Na Barra o cenário não era diferente: no Posto 8, as barracas de sol tomavam toda a areia.

Apesar da imunização contra o coronavírus já ter começado, nesta etapa apenas profissionais de saúde da linha de frente contra a doença, além de idosos e deficientes em instituições receberão as doses. Portanto, as medidas de prevenção devem ser mantidas pela população, como alertam especialistas.

Para o infectologista Edmilson Migowski, da UFRJ, é possível que haja pessoas com sintomas leves da Covid-19 no meio da multidão vista nas praias. Ele ressalta a importância do isolamento e do tratamento precoce para os infectados. 

"Me preocupa mais o contexto de antes e depois da praia. O problema é não só a questão da praia cheia, mas como essas pessoas foram para lá, se pegaram transporte lotado, se usaram máscara. E tem o depois, que inclui a cervejinha, a parada no bar com todos sem máscara, e mais uma vez o coletivo lotado", afirma Migowski

O feriado foi de céu azul e forte calor no Rio. A temperatura máxima registrada é de 36,9 graus, em Irajá, como informa o Alerta Rio .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!