O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento(MAPA) revelou nesta terça(6) mais detalhes sobre o caso das "sementes misteriosas" enviadas para brasileiros. Foram 258 pacotes recebidos em 24 estados e no Distrito Federal, que chegam a ter 3 quilos, somente o Amazonas e o Maranhão ainda não registraram a vinda dos pacotes.
Ainda segundo o Ministério, foram identificados 33.700 pacotes em Coritiba, em uma das principais unidades de tratamento Internacional dos Correios, que foram interceptadas antes que fossem entregues as pessoas. Desse montante, 26.111 foram destruídos e 2.383, devolvidos.
Segundo o Mapa, os pacotes com as sementes vieram de países asiáticos, como China, Malásia e Hong Kong . Além disso, estudos feitos nas amostras recolhidas indicaram presença de ácaro, bactérias e fungos.
O Governo trata a situação com cautela, e trabalha com outros países para tentar desvendar o mistério e o motivo destas sementes estarem sendo recebidas.
Uma das suspeitas está relacionada ao "brushing" , fraude feita por lojas on-line que enviam produtos que não foram solicitados para registrar vendas falsas e melhorar seus rankings de avaliação.