Governo encontra fungos, ácaros e plantas daninhas em sementes misteriosas
O Dia
Governo encontra fungos, ácaros e plantas daninhas em sementes misteriosas

Em entrevista, integrante do Ministério da Agricultura informou nesta terça-feira que foram encontrados fungos, ácaros e até possíveis plantas daninhas nas sementes misteriosas recebidas por moradores de 24 estados e do Distrito Federal. Apenas Maranhão e Amazonas não tiveram relatos de casos das sementes.

Segundo o governo, até o momento, foram recebidos 258 pacotes de sementes não solicitadas. Da investigação feita pelo Ministério até agora foram encontrados ácaro nas sementes de um pacote, três fungos diferentes em 25 embalagens, bactérias em dois pacotes e plantas daninhas não presentes no país em quatro pacotes.

O Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, em Goiânia, segue tentando identificar quais são essas bactérias e fungos. O Ministério da Agricultura pretende terminar a avaliação dos materiais em até 30 dias.

"Quando o risco é desconhecido, o risco é máximo. Por isso que a gente pede para que a população não plante esta semente", diz o diretor do Departamento de Serviços Técnicos do ministério, José Luís Vargas. "A gente coloca nossa agropecuária em risco, nossas florestas em risco. A gente não sabe o potencial de risco e dano desse material", acrescenta.

O Ministério da Agricultura está trabalhando em conjunto com o Ministério da Saúde no monitoramento de possíveis riscos das sementes para as pessoas.

"Como é um material sem controle, ele pode ter sido tratado com produto químico, ou plantas com alguma toxicidade. Pode ter risco de intoxicação da pessoa ou de um animal doméstico. As pessoas não devem manusear o material", explica José Guilherme Leal, Secretário de Defesa Agropecuária.

Você viu?

O governo diz que não é possível afirmar se o envio de sementes seja uma ação proposital para prejudicar a agricultura brasileira, o chamado agroterrorismo. Mesmo assim, há riscos à atividade.

"Não temos elementos para afirmar que é uma ação intencional para introduzir algum organismo que seja prejudicial, mas o risco existe. Os primeiros resultados nos apontam que a gente vai precisar aprofundar a identificação (das sementes)", diz Leal.

EUA

Nos Estados Unidos, que também receberam os pacotes, o Departamento de Agricultura (USDA, em inglês) trabalha com a possibilidade de que as encomendas indesejadas estejam relacionadas a uma fraude conhecida como "brushing", que seria o envio de mercadorias não solicitadas com o objetivo de registrar compras falsas.

O governo brasileiro também considera essa possibilidade e disse que está em colaboração de outros países para investigar o caso.

Nesta situação, a semente apenas cumpre a finalidade de não deixar o pacote vazio. Por isso, as autoridades até agora não encontraram sinais de tentativas de bioterrorismo ou contaminação.

O Ministério da Agricultura reforça para que os moradores tenham cuidado e não abram encomendas recebidas pelo correio de pacotes de sementes não solicitadas, seja qual for o país de origem.

Caso receba em casa essas sementes provenientes do exterior, o material deve ser entregue para uma das unidades do ministério do estado ou no órgão estadual de defesa agropecuária.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!