Atividades que envolvem retirar máscara podem ser mais suscetíveis a contaminação de Covid-19; na foto, restaurante lotado em maio, nos EUA
Reprodução/Twitter
Atividades que envolvem retirar máscara podem ser mais suscetíveis a contaminação de Covid-19; na foto, restaurante lotado em maio, nos EUA


Desde que a pandemia do novo coronavírus , que causa a Covid-19 , se espalhou, duas medidas têm sido tomadas para diminuir o contágio: o uso de máscaras e o distanciamento social . Porém, diversas cidades já iniciaram o relaxamento das medidas, o que, muitas vezes, impede que as pessoas permaneçam em casa. Com isso, algumas atividades voltam a fazer parte da rotina, como andar de ônibus , comer fora de casa e frequentar escritórios.


Agora, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, atividades nas quais as pessoas precisam tirar as máscaras, como comer em restaurantes , são mais perigosas. Segundo o órgão, é mais seguro andar de transporte público e até mesmo frequentar salões de beleza.

Você viu?

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram informações de 314 adultos que realizaram testes de Covid-19 em um centro de saúde do país. Todos os voluntários apresentaram algum sintoma, mas cerca de metade foram diagnosticados com a doença. Os participantes foram entrevistados sobre o que realizaram durante os 14 anos antes do início dos sintomas. As opções incluíam ir às lojas, academia, escritório, bar ou cafeteria, além de comparecer a instituições religiosas, usar transporte público ou frequentar restaurantes.

No geral, aqueles que receberam um resultado positivo tinham duas vezes mais probabilidade de relatar um jantar em restaurante do que os que não possuíam a doença. Quando excluídos aqueles que tiveram contato com alguém que foi diagnosticado com Covid-19 , a probabilidade de ter mencionado um jantar fora de casa é três vezes maior. Além disso, é quatro vezes maior a chance de relatar uma ida a um bar ou café.

“Exposições e atividades onde o uso de máscara e distanciamento social são difíceis de manter, incluindo ir a locais que oferecem comida e bebida no local, podem ser fatores de risco importantes para infecção por Sars-Cov-2”, concluíram os autores.

Por fim, o CDC recomenda que, em restaurantes, as pessoas utilizem a máscara o máximo possível ou mantenha o distanciamento de 1,8 metro. Escolher uma mesa ao ar livre é uma opção para diminuir as chances de contágio.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!