Thiago foi solto três meses antes de ser morto
PCRJ
Thiago foi solto três meses antes de ser morto

Três meses após ser posto em liberdade, Thiago de Souza Aguiar, irmão de Toni Ângelo de Souza Aguiar, um dos chefes da maior milícia do Rio , foi executado a tiros em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. O crime aconteceu no início da tarde desta quarta-feira. Thiago estava guardando material de pesca que havia acabado de comprar na mala de seu jipe quando foi surpreendido por homens armados, que atiraram e fugiram em dois carros. A vítima, que também integrava a quadrilha e chegou a ser o segundo na hierarquia, havia sido preso em 2016. Em maio deste ano, ele recebeu da Justiça o benefício de progressão da pena para o regime aberto e foi colocado em liberdade.

Em 2017, Thiago brigou com outros integrantes da milícia dentro do Complexo de Gericinó, em Bangu, onde cumpria pena. O motivo do racha foi a ascenção de Wellington da Silva Braga, o Ecko, ao comando da maior milícia do Rio, após a morte de seu irmão, Carlos Alexandre Braga, o Carlinhos Três Pontes. A escolha do novo chefe, usuário de drogas e apontado como um homem violento, desagradou Thiago e seu irmão, Toni Ângelo, que à época estava num presídio federal.

O desentendimento acabou numa briga generalizada durante o banho de sol dentro da Penitenciária Bandeira Stampa e envolveu Luciano Guinâncio Guimarães, filho de Jerônimo Guimarães Filho, o Jerominho, e outros nove presos. Thiago, no entanto, não teria participado das agressões. O caso foi registrado na 34ª DP (Bangu) como “Lesão corporal provocada por socos, tapas e pontapés". Fora da cadeia, dez pessoas morreram num período de apenas dois meses, em 2017, por causa da disputa.

Até hoje, Ecko é o chefe da milícia, que domina os bairros de Campo Grande, Paciência e Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, além de Seropédica e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Ele está foragido.

Em julho, a Justiça determinou o retorno de Tôni Ângelo ao sistema prisional do Rio, após sete anos em penitenciárias federais. Luciano Guinâncio segue preso. Jerominho e seu irmão, o ex-deputado Natalino José Guimarães, foram soltos em outubro de 2018, após terem sido absolvidos no último processo respondido por eles. Tôni

Já Thiago conseguiu deixar a cadeia em maio. Segundo a decisão da juíza Beatriz de Oliveira Monteiro Marques, da Vara de Execuções Penais, ele deveria cumprir o resto da pena em casa, no endereço que forneceu à Justiça, em Cosmos. Ele deveria usar tornozeleira eletrônica. Quando foi assassinado, Thiago estava a cerca de 25 quilômetros do endereço de sua casa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!