Brasil deve chegar a 90 mil mortes por Covid-19 até o final de julho
Amazônia Real
Brasil deve chegar a 90 mil mortes por Covid-19 até o final de julho

O Brasil deve ter 90 mil mortes e 2,5 milhões de casos de  Covid-19 até o final de julho. A previsão é do  Covid19Analytics , grupo composto por economistas da PUC-RJ e da FVG, que vem desempenhando boas previsões sobre a pandemia — a margem de erro é de apenas 2%

Segundo os especialistas, apesar de apresentar uma estabilização no número de mortes por dia, o índice ainda é muito alto, variando de 900 a 1.100 registros por dia. Além disso, não há previsão de queda até o final do mês

"Não parou de morrer e como as pessoas vão continuar morrendo", frisa o economista Marcelo Medeiros, um dos coordenadores do grupo. "Mas o fato é que vinha numa aceleração muito rápida, exponencial e deu uma desacelerada."

De acordo com o último relatório do grupo, divulgado no dia 10, a a epidemia está em franca interiorização e é extremamente heterogênea no país.

Você viu?

"São várias ondas diferentes e misturadas", disse o economista. "Os Estados, e mesmo os municípios, estão em tempos epidemiológicos muito diferentes."

A taxa de contágio no país segue estabilizada em 1,15 .O ideal é que este número esteja abaixo de um. O número, porém, só foi alcançado no Pará e no Amapá. Nos outros estados e no Distrito Federal o número de reprodução varia entre 1,0 e 1,5.

Apesar da previsão pessimista, os especialistas afirmam que o número de mortes em São Paulo parece estabilizado.  Já no Rio de Janeiro, houve queda.

"São Paulo conseguiu dar uma achatada na curva e espalhar mais as mortes", explicou Medeiros. "No Rio, houve um pico grande e uma queda. Quando comparamos o número de mortes por milhão de habitante, o Rio teve uma taxa maior do que a da Suécia, equivalente à da França, quase igual à da Itália. Mas como o nosso sistema de saúde não entrou em colapso, não tivemos a real dimensão da tragédia."

O economista frisa, no entanto, que os números não refletem ainda a recente flexibilização das medidas de isolamento social em vários estados. O afrouxamento só vai começar a mostrar resultados dentro de duas semanas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!