Empresa JBS
Agência Brasil
Empresa JBS

Cresceu para 6.202 o número de trabalhadores contaminados pelo novo coronavírus (Sars-coV-2) em frigoríficos do Rio Grande do Sul. É um crescimento de 40% em pouco mais de um mês, segundo o Ministério Público do Trabalho. Em junho o total era de 4.385 funcionários com a Covid-19 .

Segundo o MPT, 14 estabelecimentos têm mais de 100 casos de Covid-19 cada um. O estado tem 39 unidades frigoríficas, que totalizam 35.850 empregados. O percentual de infectados chega a 17% do total.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), o Rio Grande do Sul tem 962 mortes por Covid-19 e mais de 39,2 mil casos confirmados. Deste total, cerca de 16% são trabalhadores de frigoríficos.

Em rebate ao avanço da doença, o MPT-RS emitiu, em março, recomendações ao setor, com o objetivo de conscientizar e orientar sobre medidas a serem adotadas durante a pandemia. Os termos preveem cobrança de multas em caso de constatação de descumprimento.

Agentes fiscalizadores já ajuizaram cinco ações civis públicas pelo MPT contra a JBS: duas em Trindade do Sul, uma em Ana Rech / Caxias do Sul, uma em Passo Fundo e uma em Três Passos. Na época, a JBS disse que não se manifesta sobre processos judiciais em andamento, e reiterou que mantém medidas de prevenção.

Outras duas plantas também foram interditadas liminarmente por ações do MP Estadual em maio: BRF e Minuano, ambas de Lajeado. Na época, a BRF informou, em nota, que iria recorrer e que estava cumprindo todas as medidas protetivas e protocolos indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo o MPT, os frigoríficos são ambientes de trabalho propícios para disseminação do vírus. "As medidas de paralisação de atividades são excepcionais, mas, muitas vezes, são a única alternativa viável para a preservação da saúde dos trabalhadores e contenção do crescimento exponencial de casos nos estabelecimentos. Os casos acabam gerando reflexos, inclusive, nos critérios e regras de funcionamento de outras atividades do setor comercial e de serviços dos municípios atingidos", afirma a procuradora.

O RS tem frigoríficos em 29 municípios: Arroio do Meio, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Encantado, Farroupilha, Garibaldi, Lajeado, Marau, Miraguaí, Montenegro, Morro Reuter, Nova Araça, Osório, Passo Fundo, Poço das Antas, Presidente Lucena, Santa Maria, Santa Rosa, São Gabriel, São Sebastião do Caí, Seberi, Serafina Correa, Tapejara, Teutônia, Três Passos, Trindade do Sul, Vila Lângaro e Westfália. As informações são do G1 .

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários