Bares reduzem número de mesas e passam por limpeza para voltarem a receber os clientes
Pedro Teixeira/Agência O Globo
Bares reduzem número de mesas e passam por limpeza para voltarem a receber os clientes

Nesta quinta-feira (2), a cidade do Rio de Janeiro inicia a terceira fase de flexibilização das medidas de isolamento impostas pela pandemia do Covid-19 . Com isso, bares e restaurantes poderão voltar a servir clientes nas mesas, as atividades na beira da praia voltam a ser autorizadas, assim como o funcionamento das academias e estúdios de tatuagem.

O anúncio desta nova etapa foi feito pelo prefeito do Rio de Janeiro , Marcelo Crivella, em coletiva nesta quarta-feira (1º). Ao informar sobre as novidades da fase '3A', ele ressaltou a importância de que os estabelecimentos sigam as chamadas "regras de ouro" para evitar a propagação do novo coronavírus (Sars-Cov-2) e que, caso haja um aumento no número de casos , terá que voltar atrás nas medidas restritivas.

Entre os setores que não sofreram modificações nesta nova fase, o comércio segue tendo que respeitar as mesmas regras já definidas: limite de público de 1/3 da capacidade total, horário reduzido - 11h às 17h para comércio de rua e 12h às 20h para shoppings - e distanciamento social de ao menos dois metros. A única mudança fica por conta da autorização de reabertura de praças de alimentação nos shoppings, que devem seguir as regras do estabelecimento.

Confira as regras para o setor de alimentação

Segundo a Prefeitura , bares, cafés, lanchonetes, lojas de conveniência, padarias, quiosques e restaurantes podem voltar a abrir e servir os clientes em mesas. Nos últimos meses, apenas os serviços de delivery e take-away, com clientes comprando para consumir em casa, eram permitidos.

  1. Mesas organizadas com distanciamento de dois metros entre elas, de preferência, em espaços abertos, como varandas e calçadas.
  2. No espaço interno, deve ser respeitado o limite de 50% do número total de mesas.
  3. Vedado o sistema self-service.
  4. Vedado música ao vivo.
  5. O horário máximo para o funcionamento é até 23h, tanto nas áreas internas como externas.
  6. O uso de máscara é obrigatório tanto para clientes como para funcionários.
  7. A máscara só pode ser retirada pelos clientes que estiverem já nas mesas, e exclusivamente nos momentos de refeição.

Veja as regras para o setor de beleza

Com quase todos os estabelecimentos desse segmento autorizados a abrir, seguem vedados os tratamentos com mais de um profissional ao mesmo tempo e serviços como massagem, limpeza de pele, maquiagem e saunas.

  1. Salões de beleza e barbearias de shoppings que voltaram a funcionar em 11/06 para corte e manicure e pedicure já podem, a partir de 02/07, oferecer serviços de depilação e tintura de cabelos.
  2. Os estúdios de tatuagem fechados desde o início do isolamento social estão também autorizados a funcionar a partir de 02/07.
  3. O atendimento deve ser feito por agendamento, com limite de 1/3 da capacidade total de clientes (4m² por pessoa), mantendo o distanciamento de dois metros por pessoa.
  4. Os horários de funcionamento seguem os estabelecidos para shoppings (das 12h às 20h) e para comércio em geral (das 11h às 17h).
  5. É obrigatório o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) pelos funcionáios, de acordo com cada atividade.
  6. É obrigatório o uso de máscara para funcionários e clientes.
  7. Volta a ser permitido o serviço de água e café.

Confira as regras para as academias

  1. Funcionam em horário integral, mas o cliente precisa agendar horário para poder frequentar.
  2. Distância de 3 metros por pessoa.
  3. Aulas de natação permitidas, desde que com hora marcada.
  4. Aulas de luta e dança estão permitidas, desde que sem contato físico.
  5. PROIBIDOS: Saunas, piscinas (exceto para aula de natação), kidsroom e spa. No crossfit, que está permitido, o que não pode é usar equipamentos de difícil higienização, como pneus e corda naval.
  6. Uso de máscara obrigatório
  7. Todos devem seguir as Regras de Ouro, que compreendem o uso de álcool em gel, máscara, distanciamento social e outras medidas do protocolo higiêncio-sanitário

 Saiba quais são as regras para as atividades ao ar livre

  1. Nas praias, onde antes era permitido apenas fazer atividades físicas no calçadão e esportes aquáticos individuais, agora também estáo autorizados treinos funcionais individuais na areia. Ainda não é permitido socializar na areia ou utilizar cadeirase barracas.
  2. Nos parques e praças, já estavam permitidas atividades fisicas.
  3. Voo livre: antes só era possível a modalidade individual. Agora passa a ser autorizada a aula, com voo com instrutor, em dupla.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!