Cento e cinco dias após a primeira morte por Covid-19 no Rio, o estado ultrapassou, na última terça-feira (30), a marca de dez mil óbitos em decorrência do novo coronavírus (Sars-coV-2). Segundo dados da Secretaria estadual de Saúde, em todo o território fluminense 10.080 pessoas perderam suas vidas por causa da doença. Desde o início da pandemia , 112.611 foram infectadas. Nas últimas 24 horas, foram confirmados 232 novos óbitos e mais 728 casos.

Cemitério do Caju, no Rio
Gabriel Monteiro/Agência O Globo
Cemitério do Caju, no Rio

Com o avanço da doença para o interior, hoje apenas 12 dos 92 municípios do estado ainda não registraram mortes por Covid-19 . A capital é a cidade que teve mais perdas: foram 6.550, mais da metade do total.

"O número de dez mil é grave porque olhamos para frente e vemos que pode piorar. Temos visto o transporte lotado e aglomerações", diz Mario Roberto Dal Poz, professor do Instituto de Medicina Social da Uerj.

Segundo Dal Poz, as estatísticas são preocupantes porque a taxa de contaminação do coronavírus aumentou durante a última semana na cidade do Rio, de acordo com um estudo elaborado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Na terceira semana do mês de junho, o índice já havia passado de moderado para alto. Atualmente, duas pessoas doentes podem infectar quase três.

Volta de torcida

O prefeito Marcelo Crivella durante coletiva de imprensa
Hermes de Paula / Agência O Globo
O prefeito Marcelo Crivella durante coletiva de imprensa

Nesta terça, o prefeito Marcelo Crivella disse que a volta das torcidas aos estádios de futebol, prevista para acontecer a partir do dia 10 de jullho, poderá ser adiada. A ideia é que os espaços recebam um terço do público.

"Não está garantido que no dia 10 de julho haverá torcida. Estamos analisando, pedindo ajuda para a Polícia Militar, para garantir que todos os torcedores estejam de máscara e que no transporte público não haja aglomeração. Estamos também fazendo nossas pesquisas para saber como o público encara isso. A fiscalização é fundamental e é ela que vai conter eventuais excessos, loucuras e imprudências. Assim que a gente tiver a garantia de que vai poder voltar com um terço da torcida sem correr riscos, a gente vai avisar", afirmou o prefeito.

A capital registrou 585 novos casos de Covid-19 e 133 óbitos nas últimas 24 horas. As regiões mais afetadas são Campo Grande, Bangu e Realengo, na Zona Oeste. Juntos, os três bairros somam 883 mortes. Em seguida, aparecem as cidades de São Gonçalo e Duque de Caxias, cada uma delas com 430 vítimas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!