Praia de Copacabana
Wikimedia Commons
Praia de Copacabana

Depois da antecipação da reabertura de salões de beleza, barbearias e comércio de rua, prevista apenas para a fase três de retomada das atividades econômicas, mas que voltaram a funcionar no último sábado (27), a Prefeitura do Rio confirmou nesta quarta-feira (1) que outros setores voltam a operar a partir de amanhã.

Considerada de "extrema importância" pela prefeitura devido ao maior número de setores que retornam às atividades, a fase três foi dividida em duas etapas, com a primeira delas iniciando nesta quinta-feira.

Bares, restaurantes e lanchonetes, assim como quiosques, padarias, lojas de conveniência e outros estabelecimentos do gênero estão autorizados a voltar a funcionar com consumo local, mas respeitando o limite máximo de 50% de capacidade em espaços internos e com 2 metros de distância entre as mesas.

As recomendações da prefeitura orientam que os estabelecimentos deem preferência a espaços abertos. Por isso, a ocupação de calçadas e estacionamentos está autorizada.

— Nesse momento ainda está vedada música ao vivo e funcionamento após as 22h. Nos estabelecimentos que ficam nos shoppings, permanece o horário de 12h as 20h —explicou a subsecretária de Vigilância Sanitária, Márcia Rolim.

Serviços agendados

Serviços de depilação e estúdios de tatuagem também poderão voltar a operar, seguindo as mesmas regras que os salões de beleza e manicures. Os atendimentos precisavam ser agendados. Já serviços de massagem, maquiagem e saunas devem permanecer fechados.

Também autorizadas a retomar a operação a partir desta quinta-feira (02), academia de ginástica deverão agendar os horários de exercícios dos frequentadores, para que o limite de 6,25 m2 por pessoa seja respeitado.
Aulas de natação também estão liberadas, assim como escolas de lutas e danças, mas sem contato físico.

A terceira fase de retomada das atividades econômicas da capital fluminense foi dividida pela prefeitura em duas partes. De acordo com a subsecretária Márcia Rolim, a próxima etapa está prevista para o próximo dia 10, quando o acesso às praias, competições esportivas com 1/3 da capacidade do público e clubes esportivos devem ser liberados.

— Essa terceira fase é extremamente importante, porque diversas atividades poderão retornar. Dividimos a fase três em duas etapas, a 3A a partir do dia 2 e a 3B a partir do dia 10 de julho — disse. — As praias continuam fechadas apenas para atividades físicas. Agora estamos permitindo treinos funcionais, mas atividades em grupo continuam proibidas — disse.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!