Governador de Santa Catarina Carlos Moisés
Reprodução/Instagram
Governador de Santa Catarina Carlos Moisés

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, 52, foi contaminado pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) nesta quarta-feira (1º) e, em respeito aos protocolos de distanciamento social, está isolado em sua casa. Apesar do teste positivo para a Covid-19 , Moisés ainda espera pelo resultado do segundo exame para contraprova.

Em um vídeo divulgado pelas redes sociais, Moisés contou que se submeteu ao primeiro teste na terça à tarde porque apresentava sintomas da doença, como dor de cabeça e de garganta, febre e tosse.

O governador lamentou que, devido a risco de transmitir a doença para outras pessoas, tenha que ficar em casa em um momento em que o  estado sofre devido às consequências do ciclone tropical que atingiu a região Sul do país nesta terça-feira. Até por volta de meio-dia de hoje, o governo catarinense já contabilizava nove mortes, uma pessoa desaparecida, além de muitos estragos por todo o estado.

"É um momento muito difícil para os catarinenses. Diversos municípios foram afetados pelos eventos climáticos. Infelizmente, temos registros não só de danos materiais, mas também de óbitos. Serviços essenciais como energia elétrica e telecomunicações também foram afetados. O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil [e outros órgãos e empresas como a Celesc] estão em campo, envidando esforços para minimizar o sofrimento das pessoas da forma mais rápida possível, e nós estamos acompanhando", declarou Moisés, afirmando que, apesar de seu quadro clínico, continua trabalhando à distância.

Você viu?

De acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Santa Catarina, até ontem o estado já registrava 26.354 casos confirmados da doença. Destes, 20.505 pessoas já se recuperaram e 5.508 continuam em tratamento. Dos 1.316 leitos de UTI existentes em hospitais públicos, 856 estão ocupados (248 deles por pacientes da covid-19). Ao menos 341 mortes causadas pela doença já tinham sido confirmadas até esta terça-feira.

Prefeito de Campos do Jordão contaminado

Outra autoridade que teve o diagnóstico positivo para a Covid-19 foi o prefeito de Campos do Jordão (SP), Fred Guidoni Scaranello (PSDB). O tucano fez o teste após sentir os sintomas de gripe na última semana.

De acordo com a assessoria de imprensa, Scaranello apresenta sintomas leves e tem acompanhamento médico de uma equipe local. Ele vai trabalhar de casa e ficará em isolamento social pelos próximos 10 dias.

"Por orientação médica ficarei em isolamento, mas não há necessidade de me licenciar do cargo de prefeito. Estou bem e vou continuar trabalhando de forma remota, pela internet, da minha casa. E faço aqui um apelo a todos: quem puder fique em casa, respeite o isolamento social que é a única maneira de evitar a propagação do vírus", afirmou o prefeito por meio de nota.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!