Fins de semana têm sido marcados por um grande movimento nas praias da cidade
Fabiano Rocha / Agência O Globo
Fins de semana têm sido marcados por um grande movimento nas praias da cidade

O índice de contaminação do coronavírus aumentou durante a última semana na cidade do Rio, segundo um estudo elaborado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Na terceira semana do mês de junho o índice já havia aumentado, de moderado para alto. Mas nos últimos dias a contaminação subiu de 1,39 para 1,46 na cidade — quando duas pessoas doentes podem infectar quase três.

O índice aumenta justamente na semana em que o prefeito Marcelo Crivella decidiu antecipar mais uma fase de reabertura da economia e até anunciar uma data para a volta de academias e público nos estádios de futebol. No início de junho, quando se decidiu pela começo da flexibilização na cidade do Rio , a mesma taxa era de 1,03, avaliada em “moderada”. Mas, em meados deste mês, o quadro mudou e o risco de infecção aumentou outra vez, como “alto”.

"Os critérios para a reabertura precisam ser revistos. É necessário que não seja antecipadas algumas medidas. Me parece que o critério muda de ordem econômica e política e não tanto de ordem cientifica. Os dados precisam ser transparentes", afirma o infectologista Roberto Medronho, um dos autores do estudo.

Neste domingo, o Globo mostrou como a pandemia do novo coronavírus afetou a cidade e se tornou um dos eventos mais fatais no Rio. Em dois meses, a Covid-19   provocou um terço dos óbitos no Rio e matou mais que o pior ano da violência no estado.

Para Medronho, a antecipação da reabertura de alguns setores na capital foi precipitada: "a reabertura da capital impacta diretamente no índice e ao longo das semanas ele vem aumentando, mostrando que a flexibilização foi precipitada. Aumentando o número de casos pode impactar os serviços de saúde e pode ser até que tenhamos que recuar na reabertura".

A contaminação média em todo o estado diminuiu, mas aumentou na Região Metropolitana se for contabilizada a capital. Sem a cidade do Rio, o índice da região caiu de 1,45 para 1,40.

Você viu?

Para o especialista, o alto risco de contaminação pode impactar os municípios vizinhos, inclusive aqueles que tomaram medidas mais duras de isolamento : "o Rio de Janeiro e a Região Metropolitana são umbilicalmente ligados. Há uma mobilidade muito grande entre os municípios".

A taxa também reduziu na região Noroeste, onde a situação é a mais preocupante e que atualmente apresenta um risco de 1,89 — quando uma pessoa pode infectar quase duas. Já no Centro-Sul do estado, onde a contaminação é considerada "muito alta" e no Médio Paraíba, com risco "alto", o índice subiu.

Rio tem menor índice de isolamento desde o início das medidas

A última semana, entre os dias 21 e 27 de junho, a cidade do Rio também registrou o menor índice de isolamento social desde o início da implantação das medidas para evitar a propagação do coronavírus . Dados da Cyberlabs, que analisa câmeras de segurança e trânsito em bairros da cidade, apontam que a média de isolamento na última semana foi de 47%. Foi a segunda queda consecutiva do índice, que chegou a ser de 85% durante a primeira semana de maio.

Taxa de isolamento na última semana:

  • Rio de Janeiro - 47%
  • Barra da Tijuca - 54% (estava em 62% na semana anterior)
  • Botafogo - 20% (estava em 28% na semana anterior)
  • Centro - 58% (estava em 60%na semana anterior)
  • Copacabana - 53% (estava em 61% na semana anterior)
  • Ipanema e Leblon - 52% (estava em 65% na semana anterior)
  • Tijuca - 44% (estava em 58% na semana anterior)

Neste domingo, o Globo flagrou aglomeração no calçadão e nas areias das praias do Rio. A cidade já acumula 6.393 mortes pela Covid-19 e 56.060 casos confirmados da doença. Outro levantamento feito pela prefeitura do Rio, mostra que as maiores aglomerações na última semana forma registradas na Zona Oeste. O pior dia foi na última terça-feira, quando foram registradas quase 11 mil pessoas em Campo Grande. 

  • Dia 21 -  6.727 pessoas em São Cristóvão, às 9h30
  • Dia 22 - 4.990 pessoas na Rocinha, às 12h30
  • Dia 23 - 10.916 pessoas em Campo Grande, às 13h6
  • Dia 24 - 6.848 pessoas no Anil, às 16h
  • Dia 25 - 6.268 pessoas em São Cristóvão, às 11h
  • Dia 26 - 4.232 pessoas em Campo Grande, às 19h
  • Dia 27 - 9.246 pessoas em Guaratiba, às 13h30

O levantamento é feito através de uma parceria entre o município do Rio e a Tim permite ao Centro de Operações (COR) detectar aglomerações na cidade por meio dos sinais de celular. Os dados usados pela operadora não identificam os usuários e a confidencialidade da privacidade é garantida.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!