Silvio Almeida foi o convidado desta segunda-feira (22) no 'Roda Viva'
Reprodução
Silvio Almeida foi o convidado desta segunda-feira (22) no 'Roda Viva'

O jurista e professor  Silvio Almeida afirmou que as ondas de debate contra o racismo são a "tempestade perfeita", se referindo a todos os elementos que deram errado e culminaram nesse momento de ondas racistas pelo mundo. "O racismo é algo que se não tratado compromete justamente tudo aquilo que nós devemos lutar, que é democracia, desencolvimento econômico. (...) O racismo é algo que se infiltra na vida social", disse.

Silvio fez a declaração durante entrevista ao programa 'Roda Viva', da TV Cultura, nesta segunda-feira (22).

O professor também considera que o racismo sempre termina na morte. "Não basta simplismente educar a pessoa para ser anti-racista (...) a educação que nao é capaz de confrontar a normalização dos parametros racializados do qual a sociedade se serve não serve", completou.   

Perfil

Silvio Almeida é professor universitário, filósofo e jurista. Almeida também é o atual presidente da 'Fundação Luiz Gama', que tem por objetivo lutar contra o preconceito, e defesa dos direitos e garantias fundamentais dos negros e das minorias no país.

Ele estuda temas relacionados ao racismo e já publicou diversas obras sobre o tema, como o livro 'Racismo Estrutural', que discute como o racismo está na estrutura social, política e econômica da sociedade brasileira.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!