Terminal Parque Dom Pedro
Reprodução
Terminal Parque Dom Pedro


Na segunda-feira (30), a parcela da população que ainda utiliza transporte coletivo em meio à pandemia do novo coronavírus (Sars-cov-2) amanheceu em uma realidade diferente dos dias tranquilos de ônibus mais vazios e maior fluidez dos dispositivos de mobilidade urbana.


Usuários reclamaram da superlotação nos coletivos, das filas longas, do maior tempo de espera e em alguns casos da falta de veículos, por conta da medida da Prefeitura de São Paulo que restringiu para 40% a frota de ônibus da cidade, em uma tentativa de, justamente, evitar aglomeração e conter a transmissão da covid-19.


Segundo a SPtrans, a frota de ônibus da cidade de São Paulo opera atualmente com 41,35% da capacidade de um dia útil, porque, apenas 25% dos usuários permanece utilizando transporte público

Leia também: SPtrans pinta faixas nos terminais para garantir distanciamento nas filas

Após os reveses da mudança anunciada no início da semana, a empresa de transportes anunciou uma série de novas medidas com o intuito de garantir  que o transporte público continue disponível para as classes que precisam se locomover para trabalhar e atenda ao distanciamento social recomendado pelos médicos e infectologistas, como forma de prevenção da doença.


Dentre as medidas está a disponibilização de 151 novos ônibus para 37 linhas em todas de diversas regiões e 4 terminais da zona sul (Cachoeirinha, Santo Amaro, Grajaú e Jardim Ângela) com maior demanda, além disso estão sendo pintadas faixas nas plataformas dos terminais para garantir a distância de ao menos um metro indicada pelos especialistas.


Porém, o arquiteto e urbanista, pós-doc em ciências sociais aplicadas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUUSP), Kazuo Nakano, aponta para a necessidade da construção de um plano emergencial de mobilidade urbana que vá além das medidas adotadas paulatinamente pela prefeitura  até o momento. 

Leia também: Medo que trava: brasileiros relatam dificuldades de seguir estudando no exterior

Você viu?


Nakano destaca os  impactos da restrição de locomoção da população, da redução do número de veículos nos diferentes modais de transporte público e, sobretudo, como a medida afeta diretamente e de forma mais incisiva a população periférica.

São Paulo tem uma característica bem perversa . A gente tem uma parte da cidade que é o quadrante sudoeste (entre rios) onde estão quase 100% dos equipamentos culturais, 68% dos empregos formais da cidade, pouco mais da metade dos shoppings da cidade, bairros de classe média e alta renda. Quando você paralisa o sistema de transporte coletivo que faz essas transposições (entre a periferia e o quadrante sudoeste) você deixa quase 70% da população fora desse quadrante de riqueza e oportunidades”, aponta.


Além  do impacto econômico gerado pela não chegada da  mão de obra nos bairros ricos, Nakano afirma que a periferia pode sofrer com o confinamento e o eventual desabastecimento, enquanto o quadrante sudoeste passaria a experimentar  uma realidade mais tranquila, menos congestionada, mas sem suporte dos trabalhadores.


“Um dos grandes impactos vai ser essa separação, esse desligamento, entre o quadrante sudoeste - rico e cheio de oportunidades - e as áreas da semi-periferia e da periferia da cidade”, afirma.

 Leia também: Com isolamento social, é hora do ensino à distância e alunos se adaptam 


Para Nakano, é necessário a construção de uma plano de mobilidade urbana emergencial que contemple, sobretudo, duas áreas estratégicas para que a cidade não entre em colapso: a saúde pública e o abastecimento


O urbanista defende que é impossível paralisar completamente o sistema de transporte sob risco de colapsar a cidade e  elenca algumas medidas que afirma ser imprescindíveis para garantir a normalidade, dentre elas está o controle do uso do transporte coletivo de acordo com categorias essenciais, como foi adotado na China e na cidade do Rio de Janeiro.


Segundo o urbanista é necessário reconfigurar o sistema de transporte público existente, pois não há condições de formular um novo a curto prazo, para isso ele defende:


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!