Agência Brasil

unicamp arrow-options
Divulgação/Antonio Scarpinetti/Unicamp
Unicamp visa aumentar produção

O Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) informou nesta sexta-feira (3) que está buscando financiamento para ampliar a produção de kit de testes rápidos para diagnóstico da Covid-19. Os recursos são necessários para que se amplie o volume de 300 kits por semana, já disponibilizados para atender a demanda interna.

Por enquanto o hospital está limitando a testagem aos pacientes internados na unidade e aos profissionais de saúde que trabalham no local. Os testes começaram a ser aplicados ontem (2).

A assessoria de imprensa do HC esclareceu à Agência Brasil que a administração vem mantendo contato com o Ministério da Saúde e o governo de São Paulo, para tentar viabilizar os recursos para a expandir a produção dos testes.

Veja:  'Jovens não são invencíveis' diz OMS sobre aumento de casos graves de Covid-19

Além do aumento da demanda por testes, segundo o hospital, as dificuldades na obtenção dos materiais também passam pelo âmbito da mobilidade, já que muitos voos têm sido cancelados devido à pandemia , o que prolonga a espera pelo recebimento das encomendas.

Na Unicamp, os testes para detecção do novo coronavírus (Sars-CoV-2) foram desenvolvidos por pesquisadores que compõem uma força-tarefa articulada especificamente para o enfrentamento da doença. A equipe é liderada pelo professor Marcelo Mori, do Instituto de Biologia (IB).

Segundo o coordenador de comunicação da força-tarefa, professor Henrique Marques-Souza, iniciou-se a testagem com a priorização de pacientes em internação para que a distribuição de leitos seja facilitada.

Leia:  Rio de Janeiro pode ter até 10 mil casos subnotificados de Covid-19

Ele ressaltou que o resultado é fundamental porque, diferentemente do que ocorre com outras doenças, as pessoas infectadas pela Covid-19 podem não apresentar sintomas e, portanto, transmitir o vírus sem que saibam, caso não sejam submetidas ao teste.

Campinas é um dos 21 municípios paulistas que já registram óbitos em decorrência de complicações causadas pela Covid-19 . Até as 19h desta quinta-feira (2), o estado de São Paulo concentrava 3.506 casos confirmados da doença e 208 mortes, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde.

    Veja Também

      Mostrar mais