Fake News de que Ceasa de Minas Gerais não tinha movimentação foi compartilhada por Jair Bolsonaro
Twitter / Reprodução
Fake News de que Ceasa de Minas Gerais não tinha movimentação foi compartilhada por Jair Bolsonaro

A Polícia Civil de Minas Gerais identificou o responsável por gravar e divulgar um vídeo com informações falsas sobre desabastecimento causado por medidas de contenção ao novo coronavírus. O vídeo foi compartilhado e depois apagado pelo presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais, como uma forma de criticar as medidas de isolamento social adotadas por governadores. Depois de ser desmentido, o presidente pediu desculpas. Imagens do circuito interno do mesmo dia e do mesmo lugar da gravação do vídeo falso mostram a Central de Abastecimento (Ceasa) de Belo Horizonte com alimentos.

O homem, que não teve a sua identidade divulgada, foi intimado e deve comparecer a 7ª DP, localizada dentro da Ceasa, nos próximos dias para depor. Ele é investigado por crime de contravenção penal, que prevê pena simples de prisão, podendo ser cumprida em regime aberto ou semi aberto.

Leia também: Após Bolsonaro criticar Mandetta, Moro reafirma defesa de "isolamento"

A polícia ressalta que, dependendo da investigação, ele pode responder por outros crimes. Também foi informado que, até o momento, não foi identificada filiação partidária. O vídeo foi feito em um local conhecido como ‘A Pedra’, onde é feita a negociação dos alimentos.

“Isso mostra o comprometimento da Polícia Civil com a população, evitando a propagação de divulgação de informações não verdadeiras, que, nesse momento de pandemia, causam intranquilidade”, destaca o delegado Rodrigo Bustamante.

O vídeo

Na gravação, um homem dizia estar na Central de Abastecimento (Ceasa) de Belo Horizonte e criticava a suposta falta de produtos, que, segundo ele, teria sido causada por medidas tomadas pelos governadores.

Leia também: EUA tem novo recorde com 1.169 mortes por Covid-19 em 24 horas

Você viu?

“Para você que falou, depois do discurso do presidente, que economia não tem importância...Pois é, fome também mata. Fome, desespero, caos, também matam. Não esquece disso, não”, afirma o homem, que não se identifica. Ele diz que a culpa é dos governadores, porque Bolsonaro estaria defendendo uma "paralisação responsável".

“A culpa disso aqui é dia governadores, porque o presidente da República está brigando incessantemente para que haja uma paralisação responsável”. Bolsonaro compartilhou o vídeo em suas redes sociais reforçando as críticas aos governantes.

Leia também: Sistema de saúde de São Paulo deve ficar cheio em duas semanas

“Não é um desentendimento entre o Presidente e ALGUNS governadores e ALGUNS prefeitos.São fatos e realidades que devem ser mostradas. Depois da destruição não interessa mostrar culpados”, escreveu.

Depois que o vídeo foi desmentido, Bolsonaro pediu desculpas por ter compartilhado a informação falsa. Horas depois, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta quarta-feira que a crise do coronavírus não causou problemas de desabastecimento no país.

Leia também: Ministério da Saúde descobre que coronavírus chegou ao Brasil em janeiro

“Hoje nós temos no Brasil o abastecimento em todas as capitais, não temos nenhuma notícia de que esteja faltando qualquer tipo de alimento nas prateleiras dos supermercados, das vendas, enfim. Esta é a missão hoje do Ministério”, disse a ministra, durante entrevista coletiva à imprensa, no Palácio do Planalto.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!