Policiais orientam motoristas sobre os cuidados com o coronavírus, em Santa Cruz de Minas
Reprodução
Policiais orientam motoristas sobre os cuidados com o coronavírus, em Santa Cruz de Minas


Com a pandemia do coronavírus , municípios do interior do país tomaram medidas como toque de recolher, colocaram a Polícia Militar para fiscalizar os acessos e carros de som nas ruas para alertar a população. Também foram montadas barreiras sanitárias com objetivo de fiscalizar quem entra e quem sai das cidades.

No Paraná, os municípios de Pitanga, Turvo, Manuel Ribas e Cascavel decretaram toque de recolher das 19h às 6h.

A assessoria do município de Pitanga, que adotou a medida na última sexta-feira, informou que a PM está fazendo uma varredura à noite e orientando as pessoas que estão nas ruas a irem para casa. Por enquanto, é apenas advertência. A policia não pode prender quem descumprir a norma. O município tem cerca de 30 mil habitantes e não registrou nenhum caso do novo conorvírus ( Covid-19 ).

Em Eloí Mendes, Sul de Minas, um carro de som - acompanhado da PM e de ambulâncias - percorre as ruas à noite alertando à população. Um vídeo circula também em redes sociais. 

Leia também: Promotor pede prisão de mulher que foi a festa quando deveria cumprir quarentena

“Atenção cidadão, aqui é a Polícia Militar. Estamos em regime de isolamento social. Desloque-se para sua residência e permaneça em casa”, diz a mensagem.

Você viu?

Entradas fechadas

No município mineiro cinco entradas foram fechadas, e o acesso liberado agora é fiscalizado pela PM, que acompanha as abordagens de agentes de saúde. A barreira sanitária funciona das 5h às 23h. Após esse horário, como tem pouco movimento, o monitoramento será feito por câmeras.

Segundo o secretário de Saúde de Eloí Mendes, Jonhatan Willian Santos,  foi montado um centro de referência especialmente para atender casos de coronavírus . Nenhum caso foi registrado. No entanto, o município de 27 mil habitantes tem apenas dois respiradores no Pronto Socorro. A escassez de respiradores é o maior desafio para atender casos graves da doença.

"Estamos tentando comprar ou alugar respiradores. Município nenhum tem condições de atender casos de coronavírus do jeito que as estatísticas alertam. Estamos tentando fazer a prevenção", disse o secretário ao GLOBO.

Mais barreiras

A prefeitura de Magé, na baixada fluminense, também fez bloqueio nas principais entradas da cidade. Em alguns acessos foram colocadas barreiras de cimento para não permitir o tráfego. Em outros pontos há barreira sanitária com fiscalização. O prefeito Rafael Tubarão postou um vídeo no Facebook pedindo a compreensão da população.

Leia também: Coronavírus: tráfico e milícia ordenam toque de recolher em favelas do Rio

"Estamos juntos nesta luta contra o coronavírus. É muito importante vocês ficarem em casa, cuidarem de seus avós, é importante juntos lutarmos pelo nosso maior patrimônio que é a saúde da nossa população", alerta.

Entre Itajaí e Balneário Camburiú, no litoral Norte de Santa Catarina, manilhas de cimento foram colocadas no limite entre os dois municípios. Em Cruz das Almas, na Bahia, também houve bloqueio para o acesso à cidade.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!