Oficina ensina como conseguir o primeiro emprego
Último Segundo
Oficina ensina como conseguir o primeiro emprego

Teve início nesta quarta-feira (4) o programa Elabora , em São Paulo , que tem como objetivo orientar e dar dicas de como conquistar a primeira oportunidade de emprego . O programa conta com oficinas às quartas-feiras, com instruções de elaboração de currículo e orientações sobre comunicação e trabalho em equipe. Ao todo, 15 CATes (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) participarão do programa, em diversas regiões da capital.

A iniciativa tem a missão de desenvolver competências e habilidades do trabalhador que está em busca de emprego , como a elaboração de currículos, apresentação pessoal em processos seletivos e até mesmo desenvolver a percepção das próprias qualidades para explorá-las no âmbito profissional, aumentando, assim, as chances de êxito na busca do emprego.

Veja também: Datena diz que não existe nação sem democracia após se filiar ao MDB

Os encontros se dividem em duas oficinas temáticas: A primeira aula, aborda as habilidades de comunicação, estimulando o candidato a descobrir seu potencial e explorar caminhos para seguir na carreira. Serão ensinados fatores como a relação com a equipe de trabalho e comportamento adequado para receber instruções.

Você viu?

Há também a oficina de Curriculo e Processo Seletivo , focada em orientar na elaboração de um currículo efetivo, uma vez que este é o cartão de visita, ou seja, a primeira impressão que será passada ao contratante. Após as aulas, o trabalhador é conduzido para o atendimento gratuito do Cate, onde buscará oportunidades de emprego, além da possibilidade de solicitar uma nova via Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Leia mais: Bolsonaro cita poder de veto após Regina falar sobre "carta branca" na Cultura

“No atendimento que realizamos nas unidades do Cate pudemos observar que muitos trabalhadores possuem dificuldades na criação de currículos e até mesmo de se comunicar. Por isso, criamos o Elabora, um programa que dá orientações ao participante que busca uma oportunidade no mercado de trabalho, de modo em que ele amplie as chances de obter sucesso em uma entrevista de emprego ou processo seletivo”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Para participar do programa, o trabalhador deve comparecer a uma das unidades e se inscrever utilizando um documento com foto no local. A atividade é gratuita e aberta para todas as idades.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!