Deslizamento no morro dos Macacos, no Guarujá, causou a morte de ao menos três pessoas
Reprodução/TV Globo
Deslizamento no morro dos Macacos, no Guarujá, causou a morte de ao menos três pessoas

Uma tempestade na Baixada Santista durante a madrugada desta terça-feira deixou ao menos dez mortos. O porta-voz dos Bombeiros, o capitão Marcos Palumbo, afirmou que há 44 desaparecidos na região, de acordo com a rádio "CBN". As três cidades do litoral paulista que registraram mortes — Guarujá, São Vicente e Santos — foram as mais atingidas pelas chuvas.

Leia também: Morador avisa vizinhos antes de casas desabarem no Rio: 'Tragédia anunciada'

Abaixo, o que se sabe até agora sobre os deslizamentos:

Mortos e feridos

  • Segundo dados oficiais, 12 pessoas morreram e 44 estão desaparecidas .
  • Em Guarujá, três morreram no Morro do Macaco Molhado, que registrou dois grandes delizamentos durante a madrugada. No primeiro, que aconteceu à 1h40, uma mãe e um bebê foram soterrados dentro de uma casa que desabou. Um bombeiro que trabalhava nas buscas foi vítima do segundo deslizamento. As chuvas no local também deixaram dois desaparecidos: outro bombeiro e um assessor que ajudava nas buscas. Além disso, duas pessoas morreram no bairro Jardim Centenário, e uma mulher da Vila Baiana morreu no hospital, após ser socorrida. As informações são do G1 .
  • Em São Vicente, um casal morreu após ser arrastado pela chuva. No bairro Vila Valença, o chão do banheiro de uma clínica de repouso cedeu e um idoso foi soterrado. O local foi interditado, e sete idosos foram acolhidos pela Secretaria de Assistência Social (Seas) e enviados a abrigos municipais. Os familiares foram acionados.
  • Em Santos, uma mulher de 30 anos morreu no Morro do Tetéu. Além dela, o SAMU atendeu sete pessoas atingidas pelos deslizamentos, das quais uma apresentou ferimentos graves: uma menina de 7 anos, que está internada na Santa Casa de Santos após ser socorrida no Morro São Bento. Um homem de 43 anos, morador da Caneleira, também apresentou muitos ferimentos e permanece internado. Os outros pacientes já receberam alta.

Cidades sofrem com chuvas

  • Em Guarujá, que decretou estado de emergência, a Defesa Civil registrou sete deslizamentos , de acordo com o G1 . As regiões mais críticas são o Morro do Macaco Molhado e Morro Barreira. Cerca de 200 pessoas estão desabrigadas, e foram assistidas em unidades escolares. O Fundo Social de Solidariedade está recebendo doações: roupas, sapatos, cobertores e produtos de higiene pessoal. Além disso, a chuva causou a queda de duas barreiras na estrada Guarujá-Bertioga.
  • São Vicente registrou deslizamentos nos morros dos Barbosas, Ilha Porchat e Parque Prainha. A Defesa Civil também identificou pontos de alagamentos nas regiões do Jóquei Clube e Cidade Náutica.
  • Em Santos, o tráfego foi bloqueado em diversas vias da Zona Norte, como as avenidas Nossa Senhora de Fátima e Martins Fontes. De acordo com o G1 , mais de 70 ocorrências de alagamentos já foram registradas. A cidade segue em estado de atenção. Muitas escolas estão inacessíveis e tiveram as aulas suspensas, segundo a Secretaria de Educação da cidade. Uma exceção é a UME Terezinha Calçada Bastos, no Morro São Bento, que está funcionando como abrigo. As chuvas também derrubaram duas barreiras na Rodovia Rio-Santos.
  • Em Peruíbe, 25 pessoas deixaram suas casas e foram recebidas no Centro Comunitário do Caraminguava. Não há áreas de risco, e ninguém ficou ferido.
  • Cubatão também registrou diversos pontos de alagamento, especialmente nos bairros Vila São José, Jardim Casqueiro e Vila Nova. Dois deslizamentos foram identificados, um em encosta do Caminho dos Pilões — que não tem habitantes — e outro em Mantiqueira, perto da rodovia Cônego Domênico Rangoni, que está bloqueada. Ninguém se feriu.

Leia também: Em estágio de alerta após último temporal, Rio tem previsão de mais chuva

Tempo preocupa autoridades

  • Nas redes sociais, o governador João Doria ( PSDB -SP) enviou solidariedade aos moradores da Baixada Santista. "Lamentavelmente, até o momento, há 9 mortos (até o momento da postagem do governador) confirmados. Temos um herói do Corpo de Bombeiros entre as vítimas. A Defesa Civil, Bombeiros e PM estão dando suporte às prefeituras", escreveu o prefeito.

  • Em comunicado, a Defesa Civil afirmou que o acumulado de chuva nas últimas 12 horas no Guarujá chegou a 282 mm de chuva. Em Santos, o total foi de 218 mm e em São Vicente, 169 mm. Como padrão de comparação, o volume esperado para todo o mês de março em Santos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, é de 257 mm.
  • Walter Nyakas Junior, coordenador da Defesa Civil do estado, foi para a Baixada Santista para reunião com prefeitos e avaliação da destruição na cidade.
  • Segundo o órgão, a previsão para esta terça-feira é de mais chuvas no litoral, provocadas por uma área de baixa pressão e da circulação dos ventos nos altos níveis da atmosfera.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!