O médico Drauzio Varella
Divulgação
O médico Drauzio Varella

O médico e colunista Drauzio Varella afirmou nesta quarta-feira (27) que “até este momento, as ações do Ministério da Saúde têm sido impecáveis” para lidar com o coronavírus. Ao ser questionado se o sistema de saúde brasileiro estava preparado para a chegada da doença, Drauzio disse, ao podcast Café da Manhã da Folha de S. Paulo, que todas as providências foram tomadas e que os dados fornecidos pelo governo são confiáveis.

Leia também: Presidente chinês escondeu coronavírus por duas semanas

“Eles não escondem nada, nós sabemos exatamente o que está acontecendo”, disse. Ele afirmou que o governo tem explicado a situação do coronavírus no país e feito contato diário com jornalista. Drauzio destacou que a divulgação de informação é sempre o ponto mais importante a lidar com epidemias.

O médico explicou que o Brasil tem a estrutura básica para lidar com uma epidemia limitada de  coronavírus no país. “O SUS tem uma organização necessária para atender os casos que evoluirem com complicações pulmonares”.Contudo, afirmou que se a epidemia for intensa e houverem muitos casos, não haverá a estrutura necessária para lidar com a crise.

“Mas vamos lembrar que nós temos 30 milhões de pessoas com mais de sesenta anos no Brasil. Trinta milhões. E os brasileiros envelhecem e envelhecem mal. Ainda há muitos fumantes e temos pessoas com mais idade. Se nós tivermos muitos casos que dependam de ventilação assistida, aí nós vamos ter problemas, porque nós não temos estrutura para por essas pessoas nesses ventiladores”, afirmou Drauzio Varella

Leia também: Coronavírus: Ministro da Saúde descarta restrição a voos e cruzeiros

“Isso é uma das consequências da redução dos gastos com saúde e da falta de investimento em tecnologia. Nós dependemos de importações de medicamentos. Tem cabimento o Brasil com tanta gente preparada, ter que importar esses medicamentos de outros países? Rídiculo”, opinou Drauzio sobre a estrutura da saúde brasileira para lidar com crises como a do coronavírus .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!