Piscinão de Ramos com água turva e escura.
Agência O Globo
Piscinão de Ramos com água turva e escura.

O Piscinão de Ramos , uma das principais áreas de lazer da Zona Norte do Rio está rodeado de lixo e a água, famosa pela coloração clara e transparência, está turva e escura. O abandono da área, que tem 25 mil metros quadrados e foi inaugurada em 2001, foi identificado após um sobrevoo realizado pelo biólogo Mario Moscatelli nesta quarta-feira (8).

Leia também: Homem usa bomba de chimarrão para agredir e matar ex-namorada em Porto Alegre

"Essa água costumava ser cristalina. Parecia água do Caribe. Agora, a cor da água do Piscinão está pior do que a da Baía de Guanabara . Parece uma pasta de azeitona. Se a água não está sendo tratada, nem monitorada, pode ser um risco para a população. No último sobrevoo que fizemos, em junho de 2019, a água estava límpida", relatou Moscatelli.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) enviou uma equipe técnica ao local nesta quinta-feira (9) para realizar uma vistoria e avaliar a qualidade da água. Cinco funcionários do órgão, entre eles, o engenheiro sanitário Rodrigo Bianchini, estiveram no piscinão fazendo coletas de amostras de água no fim da manhã. As amostras coletadas serão encaminhadas para análise em laboratório, segundo nota emitida pelo Inea.

O órgão ressalta, no entanto, que o monitoramento da qualidade da água do Piscinão de Ramos é de responsabilidade da prefeitura, uma vez que o reservatório é artificial. Procurada, a Fundação Rio Águas, responsável pela manutenção da estação de tratamento do Piscinão, ainda não respondeu.

Nesta manhã, funcionários da DT Engenharia, responsável pela manutenção da estação de tratamento de água do piscinão, fizeram uma limpeza do lodo da água com vassouras levando tudo para o ponto de escoamento.

Lixo na areia

Garrafas plásticas, copos, latas de cerveja e de refrigerantes, cocos, além de muitas bingas de cigarros na areia que contorna o piscinão também chamavam atenção na manhã desta quinta-feira . Um funcionário da Comlurb, encarregado da área administrativa da empresa, tentava fazer a limpeza da área sozinho.

Você viu?

"Eu não poderia deixar de fazer alguma coisa. Tinha muita sujeira e o sol está inclemente. Consegui limpar o trecho da saída da água do Piscinão até próximo ao posto de guarda-vidas, que é o point do local. Tirei três lixeiras cheias da areia", comentou o funcionário, que não quis se identificar.

O militar da Marinha reformado Calé Mendes de Souza, de 79 anos, tomava banho no piscinão nesta manhã e lamentou a presença de lodo no fundo da água e a sujeira na areia do local:

"A praia está suja e a água também. Tem muito lodo no fundo. Ele está mais na parte do meio do piscinão. Quando piso no lodo ele sobe e isso pode explicar a coloração da água. Todo ano o piscinão é esvaziado para a renovação da água. Isso acontece mais no mês de setembro. Mas não me lembro de terem esvaziado no ano passado".

Comerciante no entorno do piscinão desde a sua inauguração, Rozeana de Oliveira, de 60 anos, lembrava que a última vez que o piscinão foi fez esvaziado para a renovação da água foi em dezembro de 2018:

"A água deveria ter sido tratada e não foi. Me lembro que em dezembro de 2018 fiquei sem dinheiro, por causa do piscinão vazio. Ele deveria ter sido esvaziado no ano passado, mas não foi. A água fica parada por muito tempo e junta lodo. E o pedaço da areia da praia mais limpo é o meu, porque eu cato o lixo".

Leia mais: Sistema antiaéreo do Irã derrubou avião ucraniano por engano, diz revista

Segundo o barraqueiro Marcelo Alves, de 38 anos, funcionários da Cedae costumam depositar cloro na água do piscinão. Ele acredita que a coloração escura da água é resultado da presença de um grande número de pessoas no piscinão aos fins de semana.

"Éssa cor é normal por causa do acúmulo de pessoas. Ela começou a ficar assim na terça-feira (7) depois do fim de semana em que o lugar encheu de gente. Limpam todos os dias a água do Piscinão. Hoje mesmo um caminhão da Cedae estava colocando cloro na água", disse.

A Comlurb afirma, em nota, que a limpeza no Piscinão de Ramos e arredores é realizada diariamente, com equipe de 28 garis , em dois turnos, na coleta de lixo domiciliar, remoção de lixo público, limpeza da faixa de areia, varrição e que, mensalmente, é feita a roçada mecanizada da vegetação.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!