Palco do Ano Novo em Copacabana será usado na abertura do carnaval
Alexandre Silva/Agência O Globo
Palco do Ano Novo em Copacabana será usado na abertura do carnaval

Chegou ao fim o impasse entre a Polícia Militar e o Baile da Favorita. A corporação aceitou o recurso apresentado pelo Baile da Favorita e liberou o show na abertura do carnaval. A apresentação ocorrerá no próximo domingo (12), em Copacabana, no palco principal do réveillon. A informação foi confirmada pela Riotur na manhã desta quarta-feira (8). Esse é um novo episódio da polêmica apresentação, que enfrenta resistência das associações de moradores do bairro da Zona Sul.

Leia também: Mais da metade dos blocos de rua do carnaval do Rio estão sem autorização

Além do Baile da Favorita, Sandra de Sá, Preta Gil e Toni Garrido se apresentarão das 16h às 19h. Antes, a partir das 14h, haverá a eleição final do Rei Momo e da Rainha do carnaval .

O evento tinha sido proibido porque a organização não tinha respeitado o prazo mínimo de 70 dias de antecedência para solicitar à corporação a realização do evento. No entanto, as associações de moradores do bairro da Zona Sul se mobilizam para impedir na Justiça que o palco principal do réveillon receba o show. Apesar do imbróglio, a Riotur confirmou que fará a abertura oficial da folia no domingo.

Organizado pela Favorita, o show terá ainda outras atrações: Preta Gil, Sandra de Sá, Toni Garrido e Thiago Martins. A Empresa municipal de Turismo trabalha com a expectativa de público em torno de 300 mil pessoas. O evento será a partir das 14h. Aos domingos, a pista de carros junto à praia fica fechada para área de lazer entre 7h e 18h.

"Terão outros blocos na apresentação, mas quem está fazendo a parte de legalização e realização do evento é a gente. Está sob o nome da nossa empresa. Não tem por que ter esse receio. Eles estão causando uma proporção muito maior. Todas as demandas feitas por órgãos públicos estão sendo seguidas, mas eles [ associações de moradores ] não conseguem entender a importância do evento para a cidade", lamenta Michel Diamant, sócio da CS Eventos, empresa responsável pelo Baile da Favorita .

Já o Corpo de Bombeiros garantiu que a autorização final para o evento não foi emitida até o momento. A corporação, porém, não detalhou quando recebeu o pedido da organização.

Leia também: Estado de jovem que teve asfixia após ser soterrado em areia de praia melhora

Busca por liminar na Justiça

O presidente da Associação de Moradores de Copacabana (AmaCopa), Tony Teixeira, afirma que irá à Justiça nesta quarta-feira buscar uma liminar que impeça a apresentação do show.

"O bairro se torna um caos. Denigre a própria imagem do turismo na cidade do Rio. Os moradores ficam irritados. Os turistas que não são de blocos não entendem que virou sodoma e gomorra, uma bagunça, um caos, todo mundo também usando muita droga, muita bebedeira. Sai de controle. Perde todo mundo", afirma Teixeira, que garante não ter preconceito contra o público do show: "Não tenho preconceito. O bairro de Copacabana é o mais democrático do mundo. Tem milionários, classe média e os mais humildes que convivem diariamente".

Leia também: SP: 29 manifestantes são detidos em protestos contra aumento de passagens

O presidente da Sociedade Amigos de Copacabana, Horácio Magalhães, protocolou nesta terça-feira o ofício da Polícia Militar em que veta a apresentação para impedir a apresentação que marcaria a abertura oficial do carnaval 2020:

"É uma atração que atrai um público muito grande pelas experiências anteriores. As experiências de 2017 e 2018 [ quando houve desfile do bloco da Favorita no bairro durante o carnaval ] foram muito ruins. Eles geram público gigantesco que o bairro não comporta".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!