Tamanho do texto

Ciclista de 70 anos também praticava corridas e havia feito a São Silvestre alguns dias antes. Acidente parecido ocorreu no mesmo lugar um dia antes

ciclista morto arrow-options
Arquivo pessoal
Edivaldo Nascimento Santos tinha o hábito de pedalar, além de realizar outras atividades esportivas

No primeiro sábado (4) do ano, o ciclista Edivaldo Nascimento Santos , de 70 anos, morreu após ser atropelado por um ônibus em uma movimentada avenida de Fortaleza (CE). Ele chegou a ser atendido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas faleceu no local. 

Leia também:Bolsonaro diz que vai colocar jornalista no Ibama como "raça em extinção"

O ciclista estava do lado direito da avenida, próximo à calçada, com o farol da bicicleta aceso. Contudo, foi derrubado pelo ônibus ao tentar ultrapassá-lo. Pessoas que passavam no local se juntaram para ajudá-lo, incluindo o motorista e os passageiros do veículo.

Segundo o Diário do Nordeste , o motorista foi encaminhado para uma delegacia, onde prestou seu depoimento e foi liberado. A Empresa São Paulo, responsável pelo ônibus, informou, por meio de nota, que lamenta o ocorrido e disse que irá entrar em contato com a família do ciclista. A empresa afirmou que o condutor desempenha uma conduta exemplar com mais de 20 anos de trabalho com transporte.

Leia também: Lula vai usar sanção do juiz de garantias em ação contra Moro

O idoso, além de pedalar, também tinha o costume de nadar e correr. No último dia 31, Edivaldo chegou a disputar a São Silvestre, tradicional corrida de rua de 15 km em São Paulo no fim de cada ano.

Nesta segunda (6), ciclistas de Fortaleza estão organizando um ato em protesto à morte de Edivaldo, no local do acidente. Na mesma avenida onde o idoso foi morto, um entregador de aplicativo foi atropelado por um ônibus, na sexta (3) — um dia antes do ocorrido com Edivaldo.

O Relatório Anual de Segurança Viária, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, mostra que, em 2018, 24 ciclistas foram mortos e 652 feridos enquanto pedalavam.

Leia também: Morre morador de rua que foi incendiado na Mooca; vídeo mostra momento do ataque

Assista ao acidente que levou à morte do ciclista :