Alerj
Divulgação/Alerj
Pesquisa foi realizada com eleitores do estado do Rio de Janeiro

A maioria dos eleitores cariocas demonstra insatisfação com os políticos do Rio, segundo a pesquisa Datafolha encomendada pelo Globo e pelo jornal “Folha de S. Paulo”. De acordo com o levantamento, ao ouvir que “os políticos do Rio são mais corruptos que os demais políticos do Brasil”, 62% concordaram com a frase. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

Leia também: Partido extinto há 54 anos, UDN pode voltar em dose dupla; entenda

O Datafolha apontou, por outro lado, que 32% dos eleitores discordam da frase. Outros 3% dizem que não concordam nem discordam, enquanto 2% não souberam ou não opinaram.

As campanhas municipais de 2016 e estadual do último ano foram marcadas, no Rio, por referências a acusações e delações premiadas no âmbito da Operação Lava-Jato. As denúncias atingiram principalmente o grupo político do ex-governador Sérgio Cabral, condenado a mais de 267 anos de prisão por coordenar um esquema de recolhimento de propinas em diferentes áreas da administração.

Citado em delações da Odebrecht, embora sem condenação até o momento, o ex-prefeito Eduardo Paes, que fazia parte do MDB de Cabral, viu as suspeitas de corrupção serem exploradas por adversários como o governador Wilson Witzel. O prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) também foi citado recentemente na delação premiada do doleiro Sérgio Mizrahy, que acusa a gestão Crivella de ter montado um “QG da propina”.

Leia também: Perícia acha rastro de destruição deixado por militares onde músico foi fuzilado

A pesquisa Datafolha também aponta que 55% dos eleitores concordam que os políticos do Rio são “menos eficientes que os demais políticos do Brasil”. Outros 39% disseram discordar desta afirmação, enquanto 3% afirmaram não concordar nem discordar, e 2% não opinaram.

O Datafolha fez 872 entrevistas no Rio entre os dias 11 e 13 de dezembro. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!