Baile funk em Paraisópolis
Baile do 17 / Facebook / Arquivo
Jovens foram mortos após tumulto em baile funk de Paraisópolis

A causa da morte dos nove jovens durante operação policial num baile funk em  Paraisópolis , na região Sul de São Paulo, foi asfixia mecânica indireta, segundo apurou o jornal O Globo . Os laudos necroscópicos do Instituto Médico Legal (IML) mostram que as vítimas tiveram seus corpos comprimidos por algo externo e, por isso, não conseguiram respirar. Segundo um perito criminal, a modalidade é compatível com a versão da Polícia Militar de que elas morreram pisoteadas durante tumulto.

Leia também: Governo de SP afasta mais 32 PMs envolvidos em operação em Paraisópolis

Já os laudos toxicológicos do IML mostram que os nove jovens consumiram drogas na noite da tragédia. Os exames apontam que todas as vítimas haviam usado pelo menos uma das seguintes substâncias: álcool, maconha, cocaína, drogas sintéticas e voláteis, como lança perfume e solventes. Em algumas delas, foram detectados mais de um ilícito.

Na noite de quarta-feira (11), médicos legistas do IML se reuniram para discutir se as lesões identificadas nas vítimas eram compatíveis com a tese do pisoteio . A conclusão dos laudos só foi feita depois de cruzar com os resultados laboratoriais.

De acordo com o perito, embora não tenha relação direta com as mortes, o uso de drogas pode ter contribuído para que os jovens não conseguissem se proteger durante a correria. 

Além dos laudos toxicológico e necroscópico, feitos pelo IML, um levantamento pericial do local das mortes foi realizado pelo Instituto de Criminalística. Essa perícia analisa, por exemplo, as rotas de fuga usadas pelas vítimas, assim como possíveis vestígios de disparos de armas de fogo.

Leia também: Defesa diz que PM evitou "tragédia maior" em ação em Paraisópolis

Todos os laudos sobre as mortes em Paraisópolis já foram entregues para o DHPP (departamentos de homicídios), da Polícia Civil de São Paulo. O DHPP conduz as investigações a Corregedoria da Polícia Militar.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!