Considerada imprescindível pelo Ministério da Saúde, a carteira de vacinação tem a função de controlar a situação vacinal dos cidadãos. Entretanto, apesar de ser importante para os brasileiros, várias pessoas acabam perdendo o documento e ficam com dúvidas sobre como proceder sem a carteira. Confira o que fazer em caso de perda do documento.
Como tirar a 2ª via?
Graças a implantação do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), o cidadão pode conseguir a 2ª via da carteira de vacinação indo no posto em que foi vacinado para solicitar o histórico e a segunda via do documento. Caso a pessoa tenha tomado as vacinas na rede particular, basta dirigir-se ao hospital em que se vacinou.
Leia também: Perdi a minha carteira de vacinação, e agora? Veja o que você deve fazer
Posso me vacinar sem a carteira?
Uma das principais dúvidas de quem perde a carteirinha é se é possível se vacinar sem o documento em mãos. E a resposta é sim, é possível tomar as vacinas básicas de acordo com a faixa etária. Entretanto, o Ministério da Saúde recomenda verificar o Calendário Nacional de Vacinação para estar em dia.
Registro Digital
Apesar de ser raro em casos de adultos, crianças vacinadas em salas que aderiram ao SI-PNI - disponível desde 2010 - possuem um registro digital da vacinas que pode ser consultado em caso de perda. Esse sistema está disponível em quase 95% dos municípios e em 67% das salas de vacinação do país.
Você viu?
Leia também: Confira benefícios que os doadores de sangue têm e não sabem
Quais vacinas eu devo tomar?
O Ministério da Saúde mantém um calendário das vacinas que são distribuídas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em que é possível saber se o cidadão precisa tomar alguma vacina que está faltando. Além disso, existem vacinas que podem ser adquiridas na rede particular através de indicação médica.
Certificado Internacional de Vacinação
O Certificado Internacional de Vacinação é o documento que comprova a vacinação contra determinadas doenças. Diversos países exigem que os visitantes possuam o documento para poder entrar em seu território, sendo que as vacinas exigidas variam de país para país.
Leia também: O que acontece se não tirar o certificado de reservista?
Para solicitá-lo o cidadão precisará ter os comprovantes de vacinação em mãos e realizar um cadastro, que pode ser feito online – no Portal de Serviços do Governo Federal – e presencialmente, em unidades emissoras. A emissão online deve acontecer em até 10 dias úteis enquanto que a presencial é feita ao fim do atendimento.