Tamanho do texto

Fogo abrange parte do território das cidades de Livramento e Rio de Contas, além de região limítrofe entre os municípios de Lençóis, Palmeiras e Iraquara

incêndio na chapada diamantina arrow-options
Divugação
Corpo de Bombeiros informou que aeronaves têm sido usadas na operação para debelar o fogo.

Um incêndio de grandes proporções atinge um trecho de vegetação na Chapada da Diamantina , na Bahia . O fogo abrange parte do território das cidades de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, além de uma região limítrofe entre os municípios de Lençóis, Palmeiras e Iraquara.

Leia mais: Óleo atinge mais praias e voluntários pedem luvas e trator por mensagem na areia

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o fogo começou no sábado (19). Uma equipe de 30 homens da corporação atua no combate às chamas na região. Em Livramento, o incêndio acontece próximo à Cachoeira do Véu de Noiva, ponto turístico do local. Junto com Rio de Contas, os municípios formam, ao sul da Chapada, o chamado Circuito do Ouro, em referência à descoberta de jazidas do mineral, no fim do século 17.

O Corpo de Bombeiros informou que aeronaves têm sido usadas na operação para debelar o fogo, pois o acesso aos focos de incêndio é difícil por causa da densidade da vegetação. Carros para transporte dos bombeiros, além de instrumentos como enxadas, foices e facões são usados por quem faz o trabalho em terra.

Leia também: Óleo recolhido em praias do Nordeste já chega a 525 toneladas

Ainda não é possível saber o tamanho da área consumida pelo incêndio e se regiões de proteção ambiental foram afetadas. As causas do fogo não foram divulgadas, mas a Chapada vive um período chamado de temporada do fogo, que começa em agosto e vai até o fim do ano. A época é marcada pelo clima quente e seco, além das queimadas feitas por produtores rurais locais como forma de "limpar" os terrenos para cultivo. Aliados, os fatores potencializam a ocorrência de incêndios.