Queimada atingiu comunidade indígena do Acre
Comunidade Huwã Karu Yuxibu
Queimada atingiu comunidade indígena do Acre


As queimadas que atingiram a Amazônia  já afetam comunidades que moram no local. Um incêndio atingiu a comunidade indígena Huni Kuin, denominada Huwã Karu Yuxibu, no Acre, nesta quinta-feira (22). O território tem 10 hectares e o roçado de onde provém os alimentos que compõe as refeições das famílias do local foi destruído. 

Leia também: Boris Johnson se junta a Macron e fala em 'crise internacional' na Amazônia

Em uma transmissão ao vivo no Facebook, um dos líderes da comunidade, Mupu Huni Kui, fez um apelo à polícia, Ministério Público e outras autoridades locais para que os motivos do incêndio sejam investigados. "Vamos acabar com esses ataques em cima de nós, não merecemos, não estamos em guerra", afirma.

"Parem de nos atacar, nós somos a família de vocês. Não é dessa forma que vamos construir um mundo melhor. Vamos se unir, porque juntos nós somos mais fortes."

Leia também: Embaixadas brasileiras são tomadas por manifestantes em defesa da Amazônia

Você viu?

O momento é de arrecadar alimentos e recursos financeiros devido à atual situação de vulnerabilidade. 

"O que está acontecendo com nosso território é um ataque desumano. Para tirar a nossa paz, tirar a nossa vida, queimaram todo o nosso território. As pessoas incendiaram e amaior parte das coisas que tínhamos foi destruída. Estamos sem água, alimento, sem medicina", disse o cacique Mapu Huni Kuin.

Leia também: França e Irlanda declaram oposição a tratado com o Brasil por conta de queimadas

A comunidade , inclusive, organizou uma vaquinha internet pedindo ajuda para alimentos e mantimentos.

Imagens que chocam

Índios da comunidade Huwã Karu Yuxibu fizeram fotos da queimada que atingiu todo o território da tribo. É possível ver árvores derrubadas, plantas queimadas e até animais atingidos pelas cinzas.

Confira na galeria abaixo:


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!