A Polícia Militar (Pmerj) do Rio apreendeu, em média, mais de um fuzil por dia entre 1º de janeiro e 18 de julho de 2019, de acordo com números divulgados pela corporação neste domingo. Nesta segunda, às 16h, o governador Wilson Witzel fará uma coletiva de imprensa no Palácio Guanabara para anunciar esse e outros resultados alcançados na área de segurança pública em seus seis primeiros meses de gestão.
Leia também: Filho de Flordelis pede justiça pela morte do pai e ataca irmãos: "eram aquém"
Mais de 60 fuzis foram apreendidos só entre os dias 1º de junho e 18 de julho, de acordo com as informações divulgadas pela Pmerj . Mesmo após o período analisado, as apreensões não pararam de acontecer. Um exemplo foi a operação policial realizada nos complexos da Penha e do Alemão no último sábado. Na ação, quatro fuzis foram apreendidos - além de duas toneladas e meia de drogas.
Em outra ação na última quinta-feira, 23 fuzis foram apreendidos durante uma operação no Complexo da Maré . A suspeita é que as armas tenham chegado ao conjunto de comunidades por meio da Baía de Guanabara.
Você viu?
"Não são armas utilizadas por pessoas que moram na comunidade e são trabalhadoras. Não são usadas por pretos, pobres e favelados. São armas usadas por terroristas , que usam a comunidade como escudo e estão sendo patrocinados por cartéis internacionais", afirmou Witzel em entrevista coletiva naquela ocasião.
Um fuzil apreendido a cada dois dias
A média de apreensões de armas do tipo no estado foi de três a cada dois dias entre janeiro e maio. Quando se observa as regiões de procedência dos itens apreendidos nesse período, verifica-se que mais da metade deles foram descobertos na capital. Ao todo, 150 fuzis foram encontrados pela polícia na cidade do Rio.
Leia também: Câmeras flagram dupla realizando assalto em pizzaria no Rio; assista
A quantidade de fuzis
localizados na Baixada Fluminense entre janeiro e maio foi de 44, menos de um terço do registrado na capital. Na região de Niterói, foram 17. E, no interior do estado, 28. Trata-se de um número sete vezes maior do que o verificado para a região no mesmo período dez anos atrás. No total, 239 fuzis foram apreendidos no estado do Rio nos cinco primeiros meses do ano, o maior indicador da série histórica para o período desde 2010.