O governador de São Paulo João Doria apresentou nesta terça-feira (16), na Prefeitura de Ribeirão Preto, o “Hora Marcada”, aplicativo que visa otimizar o acesso dos usuários do SUS, funcionando como uma “agenda digital de saúde”.
Leia também: Projeto no Senado prevê que motorista embriagado ressarça SUS após acidente
"O Hora Marcada será uma referência nacional. Começa em Ribeirão Preto, vai pra toda a região e, na sequência, vai pra todo o Estado de São Paulo. O mundo é da tecnologia, que ajuda a saúde pública", disse Doria.
O projeto piloto começou na UBS José Sampaio – Dr. Rubens Nicoletti Filho, em 17 de junho. Em menos de um mês, foi ampliado para outras nove UBS, sendo a mais recente a de Vila Mariana, na capital paulista, onde o aplicativo passou a ser disponibilizado nesta segunda-feira (15).
Leia também: Atendimento do SUS a vítimas de violência doméstica será ressarcido por agressor
O aplicativo permite visualizar as datas e horários de agendamentos de consultas e exames, além de cancelamentos e reagendamentos. É possível solicitar agenda de clínico geral, ginecologista, pediatra e odontologista da UBS de referência. Para agendamento de especialidades e exames, é necessário o encaminhamento médico da UBS.
O aplicativo também pode ser utilizado por mais de uma pessoa. Crianças e idosos podem ser cadastrados por seus cuidadores mediante comprovação de responsabilidade e apresentação do cartão SUS em uma UBS de vínculo.
Leia também: Doria defende afastamento de Aécio do PSDB: 'Melhor seria sua saída espontânea'
Para ter acesso ao “ Hora Marcada ”, o paciente deverá baixar o aplicativo, disponível gratuitamente na Google Store e, em breve, na Apple Store. Após a instalação, é preciso preencher informações básicas como número do cartão SUS e CPF.