A madrugada deste sábado registrou a menor temperatura do ano na cidade de São Paulo. Em algumas regiões da capital paulista, os termômetros alcançaram a marca de 7,4°C por volta das 06h, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Leia também: Após noite de frio intenso, dois moradores de rua morrem em São Paulo
Antes da marcação desta manhã, a cidade de São Paulo tinha registrado 11,1°C como a menor temperatura no último dia 9 de junho. Ainda segundo o instituto, a expectativa para os próximos dias é de que o recorde seja renovado: o domingo (7) deve ter temperatura mínima de 5°C, com a máxima atingindo apenas 12°C.
Apesar do recorde em 2019, os 7,4°C registrados neste sábado ainda ficam longe da mínima histórica. Segundo o Inmet, São Paulo já atingiu gélidos -2,1°C no ano de 1955, valor que se mantém como o menor até os dias de hoje.
Os dados obtidos levam em conta os registros realizados na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da capital , onde as medições são feitas desde 1943. Além do Inmet, empresas como o Climatempo também estimam seus valores a partir desta região, conhecida por ser mais fria e acabar registrando valores menores do que em outras localidades da cidade .
Leia também: Maior terremoto dos últimos 20 anos atinge o sul da Califórnia, nos EUA
A frente fria fez com que a Defesa Civil emitisse um comunicado e decretasse estado de alerta em São Paulo e em outras regiões. O órgão estima, baseado em dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), que cidades como Campos do Jordão e Sorocaba podem ter mínima de -1°C neste final de semana.