A prefeitura do Rio de Janeiro informou, nesta quinta-feira (27), que vai multar o proprietário de um imóvel do Jardim Pernambuco, localizado no bairro do Leblon, responsabilizando-o pelo desabamento que provocou a queda da estrutura do Túnel Acústico Rafael Mascarenhas no dia 17 de maio.
A multa de R$ 3 milhões, correspondente ao valor da obra realizada no túnel acústico , será aplicada na próxima semana pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, informou a prefeitura em nota à imprensa.
O deslizamento da encosta ocorreu devido ao descarte irregular de lixo pelo proprietário da casa, situada em uma das áreas mais nobres da cidade. Por questão de sigilo judicial, não foi revelado o nome do proprietário do imóvel no Jardim Pernambuco.
Você viu?
Leia também: Motorista que arrastou vendedora de balões será indiciado por roubo
Resíduos
Cento e quarenta e quatro toneladas de resíduos foram retiradas das encostas do local pela Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), entre os dias 17 e 19 de maio deste ano.
Segundo a Comlurb, os resíduos continham lama, galhadas e lixo, além de bens inservíveis, como móveis e eletrodomésticos. A companhia lembrou que a área conta com serviço de coleta de lixo três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas-feiras, na parte da manhã. A Comlurb recomenda que os moradores que respeitem os horários e dias da coleta e que liguem para o serviço de remoção gratuita da prefeitura pelo WhatsApp (3460-1746) para o descarte de móveis e outros bens.
Leia também: Vereador dorminhoco rouba a cena na Câmara Municipal de Feijó, no Acre
Procurada pela Agência Brasil , a Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que ainda não recebeu demanda da prefeitura sobre a cobrança de multa do dono da casa ao lado do túnel acústico .