Quem for à Avenida Paulista neste domingo (23) para a 23ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo terá uma surpresa: em apoio à diversidade, os semáforos para pedestres em seis cruzamentos ao longo da avenida terão, em vez do símbolo convencional, imagens de bonecos representando casais homoafetivos.
Leia também: Parada do Orgulho LGBT deve atrair até 15% mais turistas a SP nesta edição
A iniciativa é da Prefeitura de São Paulo e da Secretaria de Mobilidade e Transportes, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), responsável pela confecção e instalação dos pictogramas. Na madrugada de domingo para segunda-feira (24), os semáforos voltarão a apresentar as imagens padrão.
As seis intersecções onde será possível encontrar a sinalização estilizada são:
- Av. Paulista com Rua Augusta
- Av. Paulista com Alameda Joaquim Eugênio de Lima
- Av. Paulista com Rua Peixoto Gomide
- Av. Paulista com Av. Brigadeiro Luís Antônio
- Av. Paulista com Alameda Campinas
- Av. Paulista com Rua Pamplona
A 23ª Parada do Orgulho LGBT acontecerá do meio-dia às 18h. A CET acionará um plano operacional de trânsito na região da Av. Paulista, Rua da Consolação e Centro. A interdição da Paulista, em ambos os sentidos, está prevista para as 10h, mas as transposições pela Av. Brigadeiro Luís Antônio, Rua Teixeira da Silva e Rua Carlos Sampaio/Maria Figueiredo permanecerão liberadas.
Leia também: Por oito votos a três, STF criminaliza homofobia no Brasil
O público total esperado no evento – outrora conhecido como Parada Gay e que hoje abraça um grupo bem mais amplo de comunidades (Lésbica, Gays, Bissexual, Trans, Queer, Agênero, Gênero Flúido, Não Binário, Intersex, Assexual, Panssexual, Polissexual) – é de 3 milhões de pessoas.