O Compaj foi um dos palcos do massacre que aconteceu em presídios do Amazonas
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
O Compaj foi um dos palcos do massacre que aconteceu em presídios do Amazonas

O ministro Humberto Martins, da Corregedoria Nacional de Justiça, órgão ligado ao Conselho Nacional de Justiça ( CNJ ), pediu informações ao Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) sobre o funcionamento da unidade responsável pela execução penal no estado. O documento foi enviado após a morte de 55 presos em unidades prisionais amazonensesnos últimos dias.

Leia também: PF aponta negociação de secretário de Segurança do AM com chefe de facção

O pedido de informações é direcionado ao corregedor-geral de Justiça do TJ-AM , desembargador Lafayette Carneiro Vieira Júnior, que tem 15 dias para responder. Martins quer saber se a corregedoria local tem acompanhado o trabalho da unidade que toca a execução penal no estado e se já chegou a instaurar um procedimento para averiguar eventuais problemas.

Leia também: Moro pede abertura de inquérito sobre mortes em presídios de Manaus

O corregedor nacional de Justiça fez uma série de questionamentos. Perguntou, por exemplo, a quantidade de processos de execução penal no Amazonas, e quantos estão parados há mais de 30 dias. Também questionou se, entre os presos mortos, havia alguém com pedido de benefício que não tinha sido analisado ainda. Além disso, o  CNJ quer saber se os juízes responsáveis por esse tipo de processo respondem ou responderam, nos últimos 12 meses, por procedimentos disciplinares ou representações por excesso de prazo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!