Agência Brasil

Sergio Moro alega querer acabar com organizações criminosas nos presídios
Marcelo Camargo/ABr
Sergio Moro alega querer acabar com organizações criminosas nos presídios

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, pediu nesta quarta-feira (29) que a Polícia Federal instaure inquérito para investigar as 55 mortes ocorridas desde o final de semana em presídios de Manaus.

Leia também: Relatório já apontava risco de mortes nos presídios do Amazonas

De acordo com o pedido de Moro , os crimes ocorridos representam grave violação de direitos humanos. "Além disso, há interesse da União na repressão de  organizações criminosas com atuação em mais de um estado da federação, bem como na repressão ao tráfico internacional de drogas", diz a pasta em nota.

Segundo o texto, há indícios de que a organização criminosa conhecida como Família do Norte (FDN), que tem ramificações em outros estados, tenha ordenado os assassinatos no presídio em Manaus.

De acordo com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, nove detentos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) já foram transferidos para o presídio federal do Distrito Federal. A previsão é que, para esta quinta-feira (30), mais 17 membros sejam transferidos para os complexos do sistema penitenciário federal, totalizando, 26 presos. Os integrantes de organizações criminosas foram identificados pela área de inteligência do Depen em conjunto com as forças de segurança locais.

Leia também: Déficit de vagas em presídios do Amazonas cresceu 76% desde massacre de 2017

Até o início da noite de quarta, o Depen ainda aguardava a ordem da Justiça do Amazonas autorizando as transferências, informou o ministério comandado por  Moro . Após esse deferimento, os pedidos serão submetidos aos juízes responsáveis pela execução penal dos presídios federais.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!