Um policial militar do Distrito Federal publicou uma foto com colegas dentro do veículo da corporação e disse que estava indo "brincar com comunas" na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O local é um dos quais estudantes e professores marcaram protestos contra os cortes na Educação .
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) informou que a postagem do policial militar não condiz com padrão profissional da Polícia Militar do DF, além de contrariar normas de conduta preconizadas pela SSP/DF. A pasta determinou que seja aberto procedimento administrativo para análise do caso.
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, está nesta tarde na Câmara dos Deputados para detalhar como será feito o bloqueio de verbas de universidades públicas e institutos federais. A convocação que obrigou o ministro a comparecer à comissão geral foi aprovada pelos parlamentares ontem (14), por 307 votos a 82.
A oitiva do ministro acontece no mesmo dia em que foram convocadas manifestações por todo o país contra o contingenciamento de recursos para a educação. De acordo com o Ministério da Educação , "o bloqueio preventivo realizado nos últimos dias atinge apenas 3,4% do orçamento total das universidades federais".