Estudantes participam de feira do livro no Mackenzie
Reprodução/Redes Socias/CAJMJr

Seis editoras participam da Feira do Livro do curso de direito do Mackenzie

As editoras Boitempo e Contracorrente acusaram a reitoria da Universidade Presbiteriana Mackenzie de censura após terem sua participação na Feira do Livro vetada pela reitoria. O evento que acontece ao longo desta semana em São Paulo é organizado pelo Centro Acadêmico João Mendes Jr., que representa os estudantes de direito.

Leia também: Bolsonaro parabeniza Alexandre de Moraes por revogar censura à reportagem

Para as editoras, o ato da reitoria do Mackenzie se deu em função do tipo de conteúdo publicado pela Boitempo e a Contracorrente. “Duas editoras que, de maneira aberta e franca, estão engajadas na disseminação de pensamento crítico no Brasil, inclusive no âmbito jurídico, são as atingidas pela decisão”, afirmaram em nota de repúdio.

Segundo o centro acadêmico, a justificativa oferecida pela universidade para o veto à participação das editoras na Feira do Livro foi a de que elas não trabalham com “livros doutrinários e legislação de uso acadêmico”. Boitempo e Contracorrente também questionaram o motivo na nota divulgada.

Leia também: Alvo de protestos sobre o golpe de 64, Bolsonaro cancela visita ao Mackenzie

“Talvez tivesse sido melhor não motivar a decisão, tamanho o absurdo. Ambas as editoras ostentam um consistente catálogo na área do Direito, composto, aliás, por obras de professores da Faculdade de Direito do Mackenzie”, diz o texto, que termina condenando a ação: “Registramos publicamente o nosso mais veemente repúdio a este ato de censura”.

Neste sábado (20), o Centro Acadêmico João Mendes Jr. publicou em sua página no Facebook um texto no qual afirma que apenas seis editoras puderam participar da Feira do Livro por motivo de espaço físico. “Optamos por seis editoras que representassem a maior pluralidade possível a fim de realizar a feira ainda nesse semestre”.

Leia também: Toffoli autoriza entrevista de Lula à Folha após Moraes revogar censura à Crusoé

Após listar as participantes do evento, o centro acadêmico do curso de direito do Mackenzie ressaltou: “Todas com diversas publicações, jurídicas, filosóficas e políticas, das mais diversas correntes de opinião”.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!