Os moradores de São Paulo terão um fim de semana proveitoso de sol e calor, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura. Com máxima de 29°C e mínima de 18°C, a previsão é de que - tanto no sábado (13), como no domingo (14) - o céu fique coberto por poucas nuvens durante o dia, porém pancadas de chuva em alguns pontos isolados da cidade são esperadas durante a tarde.
Leia também: Homem joga cocaína pela janela durante perseguição e Dutra fica 'branca'
A partir de sábado, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai interditar a Avenida Ibirapuera, sentido centro, entre as avenidas Jamaris e Moema, durante 60 dias, para obras de reconstrução da parada de ônibus Moema do Corredor Ibirapuera realizadas pelo Metrô de São Paulo .
Enquanto isso, no domingo, as ruas Barata Ribeiro e Dona Adma Jafet, na Bela Vista, também estarão interditadas, entre às 00h01 e às 12h, para estacionamento de guindaste e içamento de materiais de construção. No domingo também continuará interditada a confluência entre a Rua Abel Tavares e a Rua Açafrão, na região de Ermelino Matarazzo, na zona leste da cidade. A região está interditada desde quarta-feira (10) e continuará assim até domingo às 20h.
Já os moradores que quiserem usar a os trens da CPTM e do Metrô deverão estar atentos às programações, já que obras de modernização serão realizadas nas estações neste final de semana e isso pode aumentar os intervalos dos trens em trechos e horários específicos:
Extensão da Linha 7-Rubi (Francisco Morato – Jundiaí)
Domingo: das 4h às 22h, haverá intervenções entre as estações Botujuru e Campo Limpo Paulista e, por isso, o intervalo médio entre os trens será de 35 minutos de Francisco Morato a Jundiaí.
Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)
Sábado: das 21h até o fim da operação comercial, os serviços serão realizados nos equipamentos de via permanente entre as estações Carapicuíba e Antonio João. O intervalo médio entre os trens será de 26 minutos em toda a linha.
Domingo: das 8h30 às 19h30, as obras estarão concentradas entre as estações Lapa e Domingo de Moraes e o intervalo médio entre os trens será de 25 minutos em toda a linha.
Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)
Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, serão realizadas obras de modernização nos equipamentos de via permanente e no sistema de rede aérea, entre as estações Socorro e Autódromo e entre as estações Berrini e Morumbi. O intervalo médio entre os trens será de 28 minutos em toda a linha.
Domingo: das 4h à meia-noite, as obras de modernização do sistema de rede aérea ocorrerão nas proximidades da Estação Villa Lobos-Jaguaré. O intervalo médio dos trens será de 22 minutos em toda a linha.
Leia também: Mais dois suspeitos são presos por venda de arma a atiradores de Suzano
Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)
Domingo: das 7h às 18h, os serviços serão executados nos equipamentos de via permanente nas imediações da Estação Rio Grande da Serra. O intervalo médio entre os trens será de 10 minutos de Brás a Mauá e de 20 minutos de Mauá a Rio Grande da Serra.
Linha 11-Coral (Luz – Estudantes)
Domingo: das 4h à meia-noite, a circulação de trens ficará interrompida entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera. Os passageiros deverão utilizar a Linha 3-Vermelha do Metrô, neste trecho.
Além disso, até às 9h, o intervalo médio entre os trens será de 15 minutos entre as estações Luz e Tatuapé e de 30 minutos de Corinthians-Itaquera a Estudantes. A partir das 9h, o intervalo será de 15 minutos de Luz a Tatuapé e de 15 minutos de Corinthians-Itaquera a Estudantes.
Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)
Sábado e domingo: das 20h de sábado até a meia-noite de domingo, em razão das obras de modernização do sistema de rede aérea, entre as estações Engenheiro Goulart e USP-Leste, o intervalo médio entre os trens será de 25 minutos em toda a linha.
Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera – Patriarca)
Sábado: a partir das 20h, o Metrô dará continuidade às obras de modernização entre as estações Corinthians/Itaquera e Patriarca. Os trens circularão por uma única via e terão maior intervalo no trecho que inclui as estações Patriarca, Artur Alvin e Corinthians/Itaquera. No sentido contrário, entre as estações Patriarca e Palmeiras/Barra Funda, a circulação dos trens acontecerá normalmente, por ambas as vias.
Leia também: Professora "se confunde" e distribui tirinha obscena para crianças de 8 anos
Para informar os usuários sobre as mudanças programadas nas estações em São Paulo , o Metrô emitirá mensagens sonoras pelo sistema de som das estações e dos trens, colocará cartazes nas estações e publicará informativos nas redes sociais.