A intenção é garantir o pagamento da indenização as vítimas de violência doméstica
Reprodução
A intenção é garantir o pagamento da indenização as vítimas de violência doméstica

Mulheres vítimas de violência doméstica estão mais perto de conquistar direito à indenização por danos morais. Nesta quinta-feira (11), a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1380/19, que amplia a Lei Maria da Penha, o processo seria mais rápido, sem necessidade de uma nova fase de provas após o pedido da vítima. A proposta segue para o Senado.

Segundo o projeto, o juiz também poderá determinar como medida protetiva que o agressor deposite a quantia em juízo, como caução por perdas e danos morais e materiais decorrentes da prática de violência doméstica . A intenção é garantir o pagamento da indenização.

Leia também: Brasil bate recorde de mortes violentas com mais de 63 mil casos em 2017

A relatora da proposta, deputada Maria do Rosário (PT-RS) decidiu retirar do texto original a definição dos valores devidos por indenização. “Não considero adequada a fixação de um valor máximo em 100 salários mínimos, pois há casos gravíssimos como feminicídio ou prática de lesões graves que podem implicar a condenação ao pagamento de dano moral bastante superior”, justificou.

Segundo ela, a proposta inclui na lei um direito à indenização já concedido pelo Poder Judiciário. “Fixamos em lei recente orientação do Superior Tribunal de Justiça sobre o tema, para trazer maior segurança jurídica para as vítimas de violência doméstica e impedir que tribunais ainda tomem decisões contrárias”, disse.

Leia também: Homem estrangula namorada e abandona corpo em calçada na zona sul de São Paulo

Júnior Bozzella (PSL) destacou que a aprovação da proposta teve caráter suprapartidário e conciliou partidos de orientação divergentes: PT e PSL. “ Isso mostra que é possível unir as ideias aqui no Congresso Nacional, pacificar as relações, construir pontes”, disse. Segundo ele, o mês da mulher não deve se restringir às comemorações, mas a agir na defesa dos direitos das mulheres.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!