Ao menos 100 famílias estão isoladas em Novo Oriente, no distrito de Machadinho D'Oeste, em Rondônia, devido ao rompimento de uma barragem. O incidente com o depósito de rejeitos da mineradora MetalMig se deu nessa sexta-feira (29), em decorrência de uma tromba d'água que se formou durante forte temporal na região.
Segundo as informações preliminares da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental do estado, uma força-tarefa composta por funcionários do governo local e servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) foi mobilizada para avaliar os impactos do rompimento da barragem
.
Leia também: Suspeitos de matar Marielle e Anderson são enviados para presídio federal no RN
De acordo com informações oficiais, o local atingido também é destinado às atividades de pesca e de mineração e ainda não é possível identificar qual tipo de barragem foi atingida. A Policia Ambiental informou que não há vítimas, mas cerca de 100 famílias ficaram isoladas devido ao rompimento de pontes devido à força das águas.
Segundo a o Governo de Roraima
, a barragem de rejeitos de mineração é composta de areia e argila e não há risco de contaminação dos moradores locais por metais pesados.
O cenário é bem distinto do que ocorreu em Brumadinho em janeiro deste ano, quando o rompimento de uma barragem da Vale causou a morte de mais de 200 pessoas e contaminou grande trecho do rio Paraopeba, chegando à bacia do Rio São Francisco. A MetalMig ainda não se manifestou a respeito do incidente dessa sexta-feira.
Leia também: Justiça ordena que as Forças Armadas se abstenham de celebrar golpe de 1964