Rompimento de barragem destruiu pontes em município de Rondônia
Divulgação/Polícia Ambiental de Rondônia
Rompimento de barragem destruiu pontes em município de Rondônia

Ao menos 100 famílias estão isoladas em Novo Oriente, no distrito de Machadinho D'Oeste, em Rondônia, devido ao rompimento de uma barragem. O incidente com o depósito de rejeitos da mineradora MetalMig se deu nessa sexta-feira (29), em decorrência de uma tromba d'água que se formou durante forte temporal na região.

Segundo as informações preliminares da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental do estado, uma força-tarefa composta por funcionários do governo local e servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) foi mobilizada para avaliar os impactos do rompimento da barragem .

Leia também: Suspeitos de matar Marielle e Anderson são enviados para presídio federal no RN

De acordo com informações oficiais, o local atingido também é destinado às atividades de pesca e de mineração e ainda não é possível identificar qual tipo de barragem foi atingida. A Policia Ambiental informou que não há vítimas, mas cerca de 100 famílias ficaram isoladas devido ao rompimento de pontes devido à força das águas.

Segundo a o Governo de Roraima , a barragem de rejeitos de mineração é composta de areia e argila e não há risco de contaminação dos moradores locais por metais pesados.

O cenário é bem distinto do que ocorreu em Brumadinho em janeiro deste ano, quando o rompimento de uma barragem da Vale causou a morte de mais de 200 pessoas e contaminou grande trecho do rio Paraopeba, chegando à bacia do Rio São Francisco. A MetalMig ainda não se manifestou a respeito do incidente dessa sexta-feira.

Leia também: Justiça ordena que as Forças Armadas se abstenham de celebrar golpe de 1964

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!