Homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte caíram em fevereiro, segundo SSP
Arquivo/Agência Brasil
Homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte caíram em fevereiro, segundo SSP

O número de homicídios dolosos caiu 10,5% no estado de São Paulo. O total de assassinatos intencionais passou de 237 em fevereiro de 2018 para 212 no mesmo mês deste ano. O dado foi divulgado nesta quarta-feira (27) pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), junto com outros índices de criminalidade.

Leia também: Brasil registra sete mortes por hora e bate recorde da violência

Segundo a SSP , a quantidade de homicídios dolosos está em queda no estado desde 2013 e, em fevereiro deste ano atingiu o índice mais baixo de toda a série histórica iniciada em 2001, quando as estatísticas começaram a ser publicadas.

Por outro lado, o número de homicídios dolosos cresceu na Grande São Paulo passando de 42 em fevereiro de 2018 para 51 no mesmo mês deste ano, o que representa um aumento de 21,4%. Esta estatística leva em conta os casos dos municípios da zona metropolitana da capital, excluindo os números da cidade de São Paulo.

O aumento nos números da Grande São Paulo se deve principalmente aos municípios de Guarulhos, Osasco e São Caetano do Sul. Se em fevereiro de 2018 foi registrado apenas um homicídio doloso em Guarulhos, este ano o total do mesmo período passou para 5. Da mesma forma, em Osasco a quantidade dobrou, passando de 2 para 4. Já em São Caetano do Sul, nenhum homicídio doloso havia sido registrado em fevereiro do ano passado. Este ano foram dois.

Leia também: Líder máximo do PCC, Marcola é transferido para presídio em Brasília

Outros índices estão em queda no estado. O número de latrocínios , roubo seguido de morte, caíram de 22 em 2018 para 12 em fevereiro de 2019. No ano passado, foram 23 vítimas deste crime, frente a 12 no mês passado.

A quantidade de estupros, incluindo a vulneráveis, caiu de 999 para 946 na comparação anual.

Os roubos, incluindo de veículos, bancos e cargas, diminuíram de 27.497 casos para 22.945 em fevereiro. Os roubos praticados contra pessoas foram de 21.495 para 18.794. Na mesma comparação, os furtos passaram de 46.716 para 42.843, uma queda de 8,3%.

Leia também: Novo delegado assume delegacia responsável pela investigação do caso Marielle

A SSP ainda não divulgou os índices de violência contra as mulheres. Os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública também não trazem informações referentes a crimes de drogas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!