Previsão do tempo prevê chuva ao longo do período de Carnaval em São Paulo
Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Previsão do tempo prevê chuva ao longo do período de Carnaval em São Paulo

Diretores de escolas de samba, foliões, o pessoal que estará de plantão e também aqueles que pretendem pegar a estrada. Todos estão de olho no céu e na previsão do tempo em busca da resposta para a grande questão do momento: vai chover no Carnaval?

Leia também: Saiba o que abre e fecha em São Paulo durante o feriado de Carnaval

A cidade de São Paulo acaba de atravessar o mês de fevereiro mais chuvoso dos últimos 15 anos. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume de chuva na capital paulista foi de 323,2 mm no mês, superando em 31% a média histórica para o mês, que é de 246 mm. A previsão do tempo para o início de março, por ora, não aponta grande mudança.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo , esta sexta-feira (1ª) segue chuvosa, assim como já foi o dia de ontem. Os profissionais da Somar Meteorologia alertam que as primeiras escolas a entrarem na avenida do Sambódromo do Anhembi são as que têm mais chance de encararem chuva durante o desfile. As temperaturas ficam entre 18ºC e 24ºC ao longo do dia. 

No sábado (2), de acordo com o CGE, o sol aparece entre muitas nuvens pela manhã, mas o clima abafado deve gerar áreas de instabilidade entre a tarde e a noite, provocando chuva (de moderadas a fortes com trovoadas e rajadas de vento). "Há potencial para formação de alagamentos", alerta a Prefeitura.

O cenário de chuvas para a capital paulista na sexta e no sábado deve ser o mesmo para o " litoral e em praticamente todo interior" , segundo o Climatempo. A Somar informa que a chuva pode prejudicar o Carnaval em cidades como Santos e Guarujá, já que as águas mais quentes do oceano tornam mais forte a tendência de chuva intensa.

Leia também: Vai para a praia no Carnaval? Veja os melhores horários para fugir do trânsito

Sol começa a aparecer por mais tempo a partir de domingo

Para quem gosta de sol, previsão do tempo começa a animar a partir do domingo
Tomaz Silva/Agência Brasil - 24.2.19
Para quem gosta de sol, previsão do tempo começa a animar a partir do domingo

Para a maioria que não gosta de chuva, a coisa começa a ficar boa a partir do domingo (3), quando as áreas de instabilidade começam a enfraquecer no estado e os períodos com sol aumentam.

"Grande São Paulo, litoral de São Paulo e demais regiões paulistas têm períodos com sol e muitas nuvens de manhã, aumento de calor em relação aos dias anteriores e as pancadas de chuva com raios voltam moderadas a fortes a partir da tarde", explica o Climatempo.

A segunda-feira (4), deve também ser um dia de sol, calor, aumento de nebulosidade e pancadas de chuva à tarde e à noite na região metropolitana de São Paulo, no litoral e no interior. As áreas com mais nebulosidade no estado nesse dia (com possibilidade de chuva a qualquer hora) são o litoral norte de São Paulo e a região do Vale do Paraíba.

Leia também: Foliões denunciam golpes no Carnaval de rua em São Paulo; PM anuncia ações

Na terça-feira (5), último dia de Carnaval, a previsão do tempo aponta para um panorama semelhante, com sol em praticamente todo o estado. De acordo com o Climatempo, há risco de raios durante as pancadas de chuva, mas elas não devem durar muitas horas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!